Nada feito: Globo entra em desespero com fracasso e decide derrubar 5 novelas às pressas

Nada feito: Globo derruba 5 novelas às pressas após fracassos (Foto: Reprodução/Montagem TV Foco)

Nada feito: Globo derruba 5 novelas às pressas após fracassos (Foto: Reprodução/Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo bate martelo nos bastidores, corta cinco projetos de novas novelas e notícia cai como bomba

Não é mais novidade que as coisas estão mudando diariamente nas mídias e a televisão não fica de fora. Prova disso é que as novelas têm sofrido cada vez mais alterações com o passar dos anos. Contudo, agora, com a Globo tomou uma decisão que pegou muitos de surpresa: derrubar cinco projetos.

Nos últimos anos, a Globo passou por diversas indefinições em relação às suas próximas novelas das seis, sete e oito. A emissora, porém, conseguiu finalmente colocar ordem na fila de estreias, mesmo que tenha sido necessário descartar algumas tramas que estavam bem encaminhadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, um exemplo disso foi Feira das Vaidades, uma novela que poderia ter sido estrelada por Malu Mader, mas foi deixada de lado. Além dessa, O Selvagem da Ópera, escrita por Maria Adelaide Amaral, também ficou no limbo.

Globo corta novelas

Originalmente pensada para a faixa das 23h, a novela acabou sendo transferida para as 18h, com estreia prevista para 2020, mas também foi engavetada. Logo, em um movimento relacionado ao fracasso de Babilônia (2015), o autor Gilberto Braga tentava uma nova chance com a Globo.

Ele apresentou uma nova versão de Brilhante (1981), intitulada Intolerância, além de sugerir Feira das Vaidades para a faixa das seis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora a trama tenha sido confirmada pelo canal e Dennis Carvalho tenha sido indicado como diretor, o projeto nunca saiu do papel. Braga chegou a entregar 80 capítulos da novela, mas morreu em outubro de 2021 sem ver seu último desejo realizado.

Além disso, outra novela que sofreu com mudanças foi O Grande Golpe, escrita por Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento. Ela substituiria Travessia, depois Terra e Paixão e, mais tarde, Renascer, mas a Globo sempre a deixava de lado.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início deste ano, Linhares revelou que a Globo cancelou oficialmente a trama devido aos altos custos de produção, que incluíam filmagens no exterior. Lícia Manzo também passou por uma reviravolta na Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novela cancela por ser elitista?

Depois de uma tentativa frustrada com Um Lugar ao Sol (2021), a Globo redirecionou a autora para a faixa das seis, onde ela conquistou sucesso com A Vida da Gente (2011) e Sete Vidas (2015).

A emissora confirmou O País de Alice como substituta de Elas por Elas, mas depois a substituiu por No Rancho Fundo, ao considerar a trama muito elitista. Eles preferiram algo mais popular.

Mauro Wilson, por sua vez, teve uma trajetória repleta de idas e vindas. A princípio, ele havia desenvolvido a sinopse de Conta Comigo, aprovada para a faixa das sete. Entretanto, a Globo voltou atrás e optou por Volta por Cima, de Cláudia Souto, que assumiu a vaga.

Conta Comigo foi cancelada de vez, mas Wilson ganhou uma nova chance na faixa das seis. Inicialmente, ele tocaria a trama sozinho a partir do capítulo 30, mas agora dividirá a autoria com Walcyr Carrasco, que continuará até o final.

Conclusão

Essas mudanças e reviravoltas nos bastidores mostram que a Globo tem tentando se reestruturar para garantir o sucesso das suas novelas, ajustando os projetos às necessidades e ao gosto do público. A emissora tem investido na qualidade, mas nem todos os projetos acabam chegando às telinhas, como vimos com Feira das Vaidades, O Grande Golpe, Conta Comigo e outros.

Veja: Globo ressuscita vilã famosa para levantar Mania de Você

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Sair da versão mobile