Recentemente, houve mudanças significativas na legislação que afeta a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil, um documento multifuncional que serve tanto como identificação oficial quanto para confirmar a habilidade de uma pessoa para dirigir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas atualizações impactam tanto o processo para adquirir a CNH quanto para mantê-la, e são especialmente relevantes dado que a condução de um veículo é considerada uma atividade com riscos inerentes.
SAIBA MAIS! Fim da CNH: Nova lei tem martelo e dono desses veículos não precisam mais do documento
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As categorias da CNH foram redesenhadas para oferecer uma descrição mais precisa dos tipos de veículos que um motorista está autorizado a operar. Agora há 13 diferentes categorias, como A1, B1, C1 e BE, entre outras.
A CNH deve ser renovada nos seguintes prazos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- De 10 em 10 anos para pessoas até 49 anos;
- De 5 em 5 anos para condutores entre 50 e 70 anos;
- De 3 em 3 anos para motoristas a partir dos 70 anos.
Além da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), documento essencial para o condutor poder dirigir, também existe o IPVA ( Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que é um imposto estadual, de pagamento anual. Ele é um dos tributos que precisam ser pagos para o licenciamento do seu veículo.
O valor do IPVA é estabelecido pelo estado e tem como base o preço de mercado do carro e representa aproximadamente 3% do valor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os veículos devem estar registrados e em conformidade com as leis de segurança. Além disso, é necessário realizar inspeções regulares para garantir que os veículos estejam em boas condições de funcionamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS SÃO OS OUTROS 2 DOCUMENTOS EXIGIDOS AOS MOTORISTAS?
A fiscalização agora também irá exigir o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV). Ele é um dos documentos principais do carro, pois é ele que permite a livre circulação do automóvel.
Ele é um tributo estadual e anualmente deve ser paga sua Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) por meio de boleto bancário, que você obtém com o número do RENAVAM.
Além disso, perante a lei, não deve haver nenhuma multa pendente, e o veículo não pode ter restrições administrativas ou judiciais.
Caso o documento esteja fora da nova normativa, infringindo a lei, o condutor estará cometendo uma infração gravíssima.
- Multa de R$ 293,47;
- 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Remoção do veículo para um pátio credenciado;
Outro documento obrigatório é o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).
Trata-se de um documento de pagamento obrigatório, que tem como objetivo indenizar vítimas de acidentes de trânsito, podendo estas serem motoristas, passageiros e até mesmo pedestres.
O DPVAT deve ser pago todo o ano, geralmente a quitação do valor é feita na mesma data do IPVA e pode ser parcelada em três vezes de acordo com informações do portal Auto Certo Veículos.
Andar na lei e mantendo todos os documentos obrigatórios em dia, você fica livre de sofrer penalidades e multas pesadas.
COMO TIRAR A PRIMEIRA CNH?
O processo de primeira habilitação é uma experiência única e incrível. Ele se inicia com um sonho, o desejo de ter independência, de se tornar uma pessoa mais madura e pronta para os desafios da vida, e continua a te desafiar durante os meses em que estiver na autoescola e nos exames.
Para tirar a CNH é necessário entregar os documentos na autoescola e realizar a matrícula. Em seguida é feito o curso teórico, o exame teórico, as aulas práticas e por fim, o exame prático, tendo a autorização do Detran para emitir o documento indispensável aos motoristas.