Sintomas da pressão alta que você nem fazia ide a e surgem nos olhos
Antes de mais nada, é válido falar que, na média global 33% dos adultos entre 30 e 79 anos são afetados com pressão alta, no Brasil, estima-se que o índice alcance 45%, isto é, 50,7 milhões de pessoas. Desse total, 62% possuem o diagnóstico, mas apenas 33% estão com a pressão controlada, segundo informações da Secretaria de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, sabemos que um dos sintomas mais comuns nas pessoas que sofrem de pressão alta é a tontura. O fato é que o aumento da pressão arterial vai diminuir a oxigenação do organismo, elevando a pressão da cabeça e medula espinhal, causando sensação de desmaio e enjoo.
Contudo, se engana quem pensa que os sintomas da doença se limitam a tontura. Assim, nesta sexta-feira (10), vocês irão conferir outros sinais urgentes que podem representar pressão alta, que inclusive surgem nos olhos, e se você sente ou já sentiu, precisa agir rápido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal Catraca Livre, os efeitos da hipertensão na saúde ocular dependem inteiramente de quão alta ou descontrolada está a pressão arterial. O que muita gente não sabe é que a pressão arterial muito elevada não tratada pode provocar visão turva ou outras alterações na visão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Conforme a fonte, a hipertensão arterial faz com que os vasos sanguíneos da retina fiquem mais espessos e estreitos, reduzindo o fluxo sanguíneo. Ou seja, a falta de fluxo sanguíneo para a retina pode levar à visão turva ou perda total da visão, de acordo com a American Heart Association.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E não para por aí. A hipertensão pode desencadear outros sinais nos olhos, como vermelhidão e desconforto ou dor.
Portanto, ao notar essas alterações, é importante procurar um médico, especialmente se a pessoa estiver ciente de que sua pressão arterial está mal controlada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira alguns dos principais sintomas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- fortes dores de cabeça
- dor no peito
- tontura
- dificuldade ao respirar
- náusea
- vômito
- visão turva ou outras alterações na visão
- ansiedade
- confusão
- zumbindo nos ouvidos
- hemorragias nasais
- ritmo cardíaco anormal.
Pressão alta tem cura?
Bom, hipertensão não tem cura, mas tem controle, que pode ser feito com medicamentos específicos receitados pelos médicos.
“Uma vez controlada o paciente poderá viver muito bem e com qualidade de vida”, explica Marcela França, diretora clínica do CIDH.