SAIBA O QUE FAZER!
E agora? Não entregou o Imposto de renda e perdeu o prazo: Você deve fazer isso agora mesmo
05/06/2023 às 8h37
Contribuintes que esqueceram do Imposto de Renda ainda podem correr para não ter o CPF suspenso
Uma das preocupações que existe em comum entre todos os brasileiros é o Imposto de Renda, popularmente conhecido como o tão temido “Leão”, da Receita Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive a declaração do Imposto de renda deste ano de 2023 deveria ter sido entregue na última quarta feira (31). “Mas eu perdi o prazo, e agora?”, se você faz parte do grupo dos “esquecidos”, saiba que existe solução!
Corre!
A Receita Federal abriu um novo prazo para o envio do documento em atraso, ainda assim os contribuintes nesta situação terão que pagar uma multa, mas você deve correr para não perder novamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas, quem não enviou a declaração está em dívida com o fisco e essa situação só piora se a pessoa não entregar o documento.
Se você não quer ter problemas com a Receita Federal, a recomendação é que você regularize sua situação o mais rápido que conseguir, até para que a multa por atraso seja mais amena igualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Pronatec, essa regularização está disponível desde quinta feira (01) e a forma de preenchimento e entrega são as mesmas da declaração enviada dentro do prazo.
A diferença é que vai aparecer um aviso informando sobre a guia de recolhimento da multa e o prazo de pagamento. Dessa forma, é possível fazer o envio pelo Programa Gerador da Declaração, baixado no computador, pelo e-CAC.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim das dívidas do IPVA e canetada de Tarcísio: Lei em vigor em 2024 em SP salva motoristas da Uber e da 99
● “Não existe”: Banco Central confirma 3 proibições para correntistas com cartão de crédito e PIX hoje (23)
● “Justiça decretou a falência”: O anúncio de Lo Prete ao paralisar JG com adeus de companhia aérea n°1
De quanto é a multa e o que acontece se eu não pagar?
Para quem tem a obrigatoriedade de declarar o imposto e esqueceu de enviar o documento, a multa sai a partir de R$165,74. Fora isso, ainda é aplicado 1% sobre o valor do imposto devido na declaração, com o limite de 20%, por cada mês atrasado.
A multa é paga junto com o Darf, o prazo para pagamento é de até 30 dias, se o pagamento atrasar é aplicado juro de mora com base na taxa Selic.
O valor da multa também pode ser descontado da restituição, caso o contribuinte tenha direito, com o acréscimo de juros. Se atrasar o pagamento deve-se consultar a guia em dívidas e pendências fiscais/ situação fiscal, no e-CAC.
Caso essa multa não seja devidamente paga, dentro do prazo de 30 dias, ela pode ser vista como uma dívida de pendência fiscal, o valor pode ser inscrito na Dívida Ativa e a pessoa fica em débito com o Governo Federal.
Em casos mais graves o não pagamento pode ser considerado sonegação fiscal, que é um crime tributário. Sendo assim, o CPF do contribuinte corre o risco de ser cancelado, o nome fica sujo, a pessoa não consegue emitir ou renovar o passaporte e a carteira de trabalho.
A matrícula em instituições de ensino é impedida, assim como a inscrição em concursos públicos e o score de crédito diminui, o que dificulta a obtenção de crédito.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.