Essa lista de motoristas não precisam de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e isso se deve a nova lei em vigor em todo o território nacional
Todo mundo sabe que para dirigir é necessário ter a CNH, uma vez que quem for pego dirigindo sem o documento poderá ter o carro rebocado e ainda precisará arcar com uma multa dolorida para o bolso. Mas, algumas alterações na lei, fazem com que essa lista de motoristas dispensem a apresentação do documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que há algumas categorias para quem pilota, uma vez que tem gente que só anda de moto e nesse caso só precisaria da A e tem aqueles que andam apenas de carros, aí se enquadra na categoria B. Conforme vai aumentando a ordem do que você dirige no quesito peso, vai subindo a categoria.
Bom, e assim como há veículos que precisam de carteira, há aqueles que dispensam. Conforme informações do portal Monitor do Mercado, motoristas de bicicletas elétricas e patinetes elétricos não precisam mais de CNH para conduzir esses veículos. Você que talvez usassem esses aparelhos e sequer sabia que precisava do documento, pode estar sendo pego de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, antigamente, a legislação obrigava. Com a nova mudança, passou a valer em 2024 a isenção de apresentar tal documento para categoria veículos leves. A alteração procura estimular a utilização de meios de transporte mais ecológicos para reduzir a dependência de veículos maiores, que são grandes causadores de engarrafamentos e poluição.
O Brasil, e assim como diversos outros países, tem uma meta de redução de emissão de gases poluentes para alcançar e um trânsito com menos veículos poluidores seria de grande ajuda para ajudar o país a alcançar essa marca. Assim, automóveis, motocicletas e veículos maiores ainda exigem a CNH. O documento mostra que você está apto a dirigir conforme as regras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
EXISTE CNH GRATUITA?
Sim, são as chamadas CNH Popular e Social, que são ofertadas por alguns estados. Elas são voltadas para pessoas baixa renda que, por exemplo, estão inscritas no Cadastro Único. Ela contempla primeira e segunda habilitação, para carro e moto.
Todos os anos são lançados processos seletivos nos estados que ofertam o benefício. Para se inscrever você só precisa informar seu número do NIS, CPF, email e qual categoria deseja fazer. Após um tempo, sairá uma lista com os nomes das pessoas que foram contempladas com o benefício. Para saber se seu estado faz parte, é necessário pesquisar internamente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE