Nova compra de gigantes caem como bomba no colo dos torcedores
A Sociedade Anônima de Futebol (SAF) vem se tornando cada vez mais popular no futebol nacional. Inspirado no modelo adotado no exterior, esse projeto tem se consolidado como uma forma de espécie de ‘salvação’ para muitos clubes brasileiros. E, por falar nisso, dessa vez abordaremos o tema sobre 4 gigantes que se unem com compra de SAF.
Segundo informações portal ‘O Dia’, após Ronaldo Fenômeno oficializar a venda do Cruzeiro para o empresário Pedrinho BH, o ex-jogador visa agora vender seu outro clube, o Real Valladolid, da Espanha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O brasileiro possui 72% das ações do time e agora, planeja vendê-las. Durante a coletiva de anúncio do negócio com o atual dono do Cruzeiro, Ronaldo anunciou que o clube espanhol “é o próximo”. Segundo ele, a decisão é em prol de um ‘descanso’ para os próximos anos. A ideia é faturar cerca de 100 milhões de euros, ou seja, cerca de 583 milhões de reais.
“Eu vou tirar esse restinho de vida sabático”, disse Ronaldo como justificativa de venda do Valladolid.
Por outro lado, o ex-jogador Rivaldo, possui planos de ser um dos investidores da SAF do clube Santa Cruz. A equipe passa por um momento conturbado, ao qual ver altos números de dívidas e sem calendário. Os torcedores acreditam que com a chegada de investidores, o clube possa ser salvo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em entrevista a Rádio Itatiaia, Rivaldo disse esta disposto a se ‘sacrificar’ para ajudar o Santa Maria. “Eu falei para o Ricardo que estou disposto a me sacrificar para tirar o Santa Cruz dessa situação, mas claro, tudo com os pés no chão, sabendo como exatamente está a situação no clube, para depois poder entrar e poder ajudar. Sempre falo, quando converso com empresários e pessoas importantes, que era uma boa alguém pegar esse clube. E eu poderia também estar junto nessa parceria com o Ricardo Rocha, o Grafite também, em poder ajudar e tirar o Santa Cruz dessa situação. As conversas estão acontecendo”.
Em contrapartida, com a situação do Vasco e a 777 Partners, uma nova empresa chega para tomar o lugar do grupo americano. Acontece que, segundo o portal ‘terra’, dois bilionários, donos da V Sports, e qu tem como 100% das ações do Aston Villa, da Inglaterra, desejam investir sua fortuna no Gigante da Colina.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa possui um histórico de adquirir grandes clubes, há exemplo do Vitória de Guimarães, de Portugal, clube do qual detém 29% das ações. Ainda, os investidores contam com acordos de parceria com o Vissel Kobe, do Japão, ZED FC, do Egito, e Real Unión, da Espanha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que não há informações oficiais sobre o repasse do Vasco, o que ressalta que a 777 ainda prossegue como proprietário do time carioca.
Quais clubes brasileiros são SAF?
De acordo com o portal ‘Tax Group’, no Brasil, diversos clubes já abriram o caminho para adotar o sistema de administração como SAF. Da Série A do Campeonato Brasileiro estão os seguintes clubes:
- América-MG;
- Atlético-MG;
- Bahia;
- Botafogo;
- Coritiba;
- Cruzeiro;
- Cuiabá; e
- Vasco da Gama.