CORRE!

Já pode ir se preparando: Regra do INSS em vigor nesta quinta (18) garante aposentadoria especial aos 55 em 3 passos

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Entenda processo do INSS (Foto: Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reforma da Previdência manteve idade dos trabalhadores rurais e garante direito ao salário antecipado, se houver a comprovação exigida pela instituição

Nesta quinta-feira, dia 18, uma longa lista de pessoas, na faixa dos 50 anos, pode dar entrada na aposentadoria do INSS. Hoje, são necessários, pelo menos, 3 passos fundamentais para garantir que o benefício seja efetivado pelo poder público.

Em 2019, com a Reforma da Previdência, o salário passou a ser liberado para homens e mulheres, entre 62 e 65 anos, com pelo menos 15 de contribuição. Mas, para os trabalhadores do campo, não houve alteração, garantindo o benefício antecipadamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, em 2024, o Ministério da Previdência Social revelou que, somente desse grupo, são mais de 30,3 milhões de pessoas em atividades atualmente. Esse setor inclui empregados, contribuintes individuais, trabalhadores avulsos, segurados especiais, entre outras funções.

“Neste benefício, uma das características que difere da aposentadoria urbana é a idade. Os trabalhadores rurais elegíveis para usufruir essa espécie de benefício rural são divididos por categorias. […] Agricultor familiar, pescador artesanal, indígena”, explica o INSS, sobre alguns dos envolvidos.

Aposentadoria rural não sofreu alterações com mudança na Reforma Previdenciária (Foto: Agência Brasil)

Segundo o G1, para ter acesso ao benefício, o segurado precisa comprovar 15 anos de trabalho em atividades rurais. Mulheres devem ter a partir de 55 anos e homens 60. A lista engloba diversos profissionais, como empregados, diaristas na agricultura, agricultores, extrativistas vegetais, quilombolas, entre vários outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim como em outras profissões, o cálculo também é por idade e soma do tempo que efetivamente exerceu as atividades. Em alguns dos casos, onde há mais dificuldade, pode ser necessário o amparo um advogado trabalhista. O JusBrasil ressalta que, por se tratar, na maioria das vezes, de exercício corporal, há prioridade na questão da idade, prevendo o momento em que não há mais como seguir adiante.

“Esse benefício é muito importante porque visa proporcionar que os trabalhadores rurais possuam uma renda quando não puderem mais contar com a força de seu trabalho. Se trata de um trabalho realizado em condições climáticas extremas, como forte calor, frio, sol e chuva, além de exigir força braçal. Esse trabalhador dificilmente conseguirá desempenhar o labor quando estiver mais velho”, destaca.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria rural tem idade mínima diferente das demais (Foto: Agência Brasil)

Como solicitar a aposentadoria rural?

Segundo o INSS, o benefício pode ser solicitado em 3 passos. Através do aplicativo Meu INSS, no site oficial ou pelo Telefone 135, da Central de Atendimento. O tempo médio para a concessão do primeiro salário, como foi divulgado, é de 43 dias, após a aprovação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile