O famoso havia passado os últimos dias internado por conta de problemas pulmonares, recebeu alta hospitalar e faleceu na mesma casa em que nasceu
Uma notícia triste foi confirmada pelo G1, da Globo, nesta sexta-feira, dia 26. Morreu, no Agreste de Pernambuco, uma importante figura da arte e literatura brasileira, lembrando e conhecido por suas obras de repercussão internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
J. Borges construiu um legado como poeta e cordelista. Ele fez apenas 1 ano de escola, mas seguiu estudando em casa e conseguiu aclamação por sua intelectualidade. Nas redes sociais, diversas instituições se manifestaram sobre a perda do pernambucano.
Segundo o jornal da Globo, J. Borges passou os últimos dias internado, por causa dos problemas no pulmão e no coração, como revelou a família à emissora. Ele recebeu alta hospitalar e morreu em casa, aos 88 anos de idade, deixando uma longa carreira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de se consagrar como artista, o veterano trabalhou na juventude como carpinteiro e pedreiro, até descobrir a literatura de cordel e levantar a carreira de mais de seis décadas. “Eu, quando inicio um cordel para escrever ou uma gravura para fazer, eu penso logo se vai tocar no sentimento do povo”, contou em uma entrevista ao Jornal Nacional.
Até março de 2025, suas obras ficarão em exposição, de forma gratuita, no Museu do Pontal, no Rio de Janeiro, além do Louvre, na França, entre outros países como Estados Unidos e Itália. “É uma das pessoas que ajudou a moldar uma ideia visual sobre o Nordeste e sobre a xilogravura brasileira”, declarou Lucas Vandebeuque, responsável pelo projeto de divulgação e fã dos trabalhos dele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O corpo foi velado no Centro de Artesanato, que fica localizado no município de Bezerros, onde o famoso nasceu e morreu. O enterro ficou marcado para sábado, 27 de julho, no Cemitério Parques dos Eucaliptos, no bairro de Santo Amaro, na mesma cidade.
Onde acompanhar as notícias da Globo?
O grupo carioca é dono de um importante núcleo de comunicação. Além da TV aberta, onde lideram a audiência, eles também são responsáveis pelo G1, jornal Extra, O Globo, Globoplay, GloboNews, um canal oficial no YouTube, rádios, entre outros portais de informação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE