ENTENDA!

Atenção, pais e mães: Nestlé decreta recolhimento de 2 produtos populares de crianças por descoberta alarmante

Nestlé

Entenda ação da Nestlé (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresa precisou tomar nova ação às pressas, após detectar toxinas acima do permitido pela Vigilância Sanitária em produtos para bebês

Nesta segunda-feira, dia 2, a Nestlé confirmou o recolhimento de uma série de produtos dos supermercados. A ação, voluntária da própria empresa, aconteceu após uma inspeção interna apontar que parte dos loteamentos não estão apropriados para consumo.

Segundo o InfoMoney, a retirada preventiva se refere aos alimentos infantis da linha “Meu Primeiro Lanchinho”, da Mucilon, nos 2 sabores: “Morango e Banana” e “Laranja e Banana”. Isso porque houve a detecção de níveis de aflatoxina acima do permitido pela legislação nas análises de qualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produtos fazem parte da linha “Meu Primeiro Lanchinho”, da Mucilon, para crianças (Foto: Divulgação)

Em nota, a Nestlé ressaltou que as toxinas encontradas não são suficientes para causar intoxicação aguda. Contudo, a empresa alertou que o consumo prolongado pode apresentar sérios riscos à saúde, causando, nos casos mais extremos, problemas no fígado do público-alvo, as crianças.

Apesar disso, seria necessário o consumo diário de 18kg do produto para que houvesse risco imediato. Agora, alguns dos lotes têm sido retirados das lojas comerciantes. O movimento partiu do próprio grupo, sem intervenção ou notificação da Vigilância Sanitária, administrada pela Anvisa no Brasil.

Após inspeção interna, a Nestlé optou por recolhimento de lotes dos produtos infantis (Foto: Divulgação)

Afinal, o que é aflatoxina?

De acordo com o Espaço de Saúde do Aparelho Digestivo, são micotoxinas produzidas por linhagens de fungos, como Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. Normalmente, estão presentes e se proliferam em regiões de temperatura e umidade elevada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo o instituto, eles costumam contaminar sementes de amendoim, amêndoa, castanha, nozes, coco, feijão, arroz, sorgo, centeio, soja, cevada e milho – que está entre os alimentos mais suscetíveis à contaminação.

Em pequenas quantidades, a ingestão da aflatoxina pode passar despercebida ou causar náuseas e mal-estar. Por isso, existe um regulamento impondo limites máximos no leite fluido, leite em pó, amendoim, milho em grão, farinha, entre outros produtos populares.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa é responsável pela fiscalização nacional em parceria com o Governo Federal (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

A Anvisa, vale ressaltar, é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área de vigilância sanitária no Brasil. Além do comércio, onde fiscaliza a procedência e viabilidade dos produtos, o órgão ainda trabalha nos cuidados e policiamento dos aeroportos, portos e fronteiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Veja outras notícias sobre as empresas que atuam no setor alimentício brasileiro!

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile