A Netflix confirma a extinção de serviço e muitos clientes entram em choque com a notícia
Antigamente para se assistir um filme, recém lançado ou não, as pessoas precisavam de duas coisas; Ou de um bom serviço de Tv por assinatura com canais exclusivos para filmes, ou sair em busca dos mesmos nas famosas e saudosas locadoras, aonde era possível alugar os filmes para se manter atualizado nos lançamentos mais bombados da sétima arte!
Porém, hoje em dia com o avanço dos canais de streamings, esse serviço de locação ficou extremamente defasado e pouquíssimo procurado. Inclusive dá para se contar nos dedos quantas dessas locadoras estão sobrevivendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Defasado”
Inclusive, a própria Netflix, uma das maiores no quesito de streaming de filmes, encerrou um dos seus serviços mais famosos deixando a muitos chocados. Mas você deve estar se perguntando, se a Netflix é streaming e o que defasou foram as locadoras, o que que ela colocou fim?
Acontece que há mais de 25 anos, a mesma plataforma, oferecia o serviço de entregas de DVD! Isso mesmo, antes de se tornar esse fenômeno encontrado na maioria dos lares das pessoas ao redor do mundo, a Netflix, entregava via delivery os filmes que as pessoas gostariam de assistir, mas isso somente nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O CEO da empresa, Ted Sarandos, explicou, por meio de um comunicado, que, por causa dessa diminuição na procura de mídias físicas, não é possível garantir que esse serviço seja feito com excelência. Sendo assim, foi avisado a todos que tal serviço se encerra no dia 29 de setembro de 2023.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se você for parar para pensar, essa ideia de delivery de DVDs, de certo modo foi muito inovadora na década de 90, podemos dizer até que foi o “primeiro streaming físico” lançado, uma vez que a pessoa recebia o filme no conforto do seu lar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas na tentativa de antecipar uma queda mais abrupta do mercado, a empresa decidiu retirar-se do envio de DVDs enquanto ainda é tempo! Segundo os dados da The Hollywood Reporter, tal serviço da Netflix vem decaindo desde 2019, ano em que declarou receita de US$300 milhões.
Somente no primeiro semestre de 2023, entretanto, o faturamento foi de apenas R$32 milhões, indicando uma grande queda.
Quando a Netflix começou?
Segundo consta na história da Netflix, tudo se iniciou em 1997, com a ideia de substituir as locadoras. Os criadores da empresa, Reed Hastings e Marc Randolph começaram a alugar os DVDs por correio.
Esse serviço foi a maior fonte de renda da Netflix, até 2010. Assim, partir deste ano, a empresa começou com o serviço de streaming digital, cerca de 13 anos depois do início da marca.
Vale dizer que essa inovadora ideia levou à crise diversas franquias gigantes de locação de DVDs, como, por exemplo, a gigante Blockbuster, que chegou à falência em 2011.