Netflix toma medida que pode lesar os consumidores e você PRECISA saber o que está acontecendo para não se prejudicar
A Netflix é uma das plataformas de streaming de filmes e séries mais usada no mundo. Porém, uma atitude recente da big tech está deixando os seus consumidores e o próprio Procon em alerta!
Segundo o portal Seu Crédito Digital, a entidade deve notificar a empresa Netflix quanto a sua nova taxa de compartilhamento de telas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o que foi anunciado nesta última terça-feira (23), a plataforma de streaming finalmente colocou em andamento a sua nova cobrança.
A cobrança da plataforma no valor de R$ 12,90 será aplicada para contas que tem acesso em diferentes residências. Sabe aquele seu amigo, familiar e namorado que pede a sua senha do app? Pois é, cuidado que você pode ser cobrado a mais por esse hábito tão comum.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, a nível de conhecimento, é tão comum essa atitude de emprestar senhas do app, que já até virou pautas em “memes” e alguns quadros de humor.
Notificação pode ser abusiva …
O comunicado foi realizado aos assinantes por meio de um e-mail, assim como também através de sua conta no Twitter. Dessa forma, entrará em vigor a partir desta data a mudança citada pela empresa, que agora deverá ser notificada pelo Procon.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
Pois é, ao que parece não será tão fácil assim para a empresa, visto que o Procon, entidade que defende os direitos do consumidor, já entrou em contato com a empresa e está questionando ela sobre a mudança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as perguntas realizadas, está a exigência do esclarecimento de tais cobranças. Fora isso, o órgão está solicitando informações à Netflix com o objetivo de identificar se a nova prática pode, ou não, ser considerada abusiva.
Sendo assim, será fácil determinar se a intervenção nessa nova decisão tomada pela plataforma de streaming seja, de fato, necessária.
Vale mencionar que conforme dito pelo diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP, Rodrigo Tritapepe, somente com essa comprovação das mudanças e a formalização das reclamações é que será possível avaliar se essa cobrança segue a legalidade conforme descrito no Código de Defesa do Consumidor.
Como reagir a essa situação?
Portanto, é de extrema importância, que os consumidores que receberam a notificação sobre as mudanças propostas pela plataforma de Streaming, façam as reclamações formalizadas diretamente no site do Procon.
Dessa forma, o órgão poderá realizar as investigações necessárias para definir a natureza da cobrança.