Netflix volta a abrir sua “caixa preta” e revela audiência impressionante das séries Stranger Things e La Casa de Papel
17/10/2019 às 20h11
As séries Stranger Things e La Casa de Papel são destaques no catálogo da Netflix
Uma das empresas de entretenimento em maior ascensão nos últimos anos, a Netflix se consolida cada vez mais graças ao fenômeno de popularidade de algumas de suas séries, entre elas Stranger Things e La Casa de Papel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em julho, o serviço de streaming divulgou que a terceira temporada de Stranger Things já havia batido recorde de audiência, com 40,7 milhões de contas tendo assistido a pelo menos um dos novos episódios. O posicionamento da Netflix surpreendeu, uma vez que a empresa faz bastante suspense e não costuma revelar os dados de audiência das suas produções.
Ontem (16), no entanto, a Netflix voltou a abrir sua “caixa preta” e revelou um número ainda mais impressionante em relação à terceira temporada de Stranger Things. Segundo a empresa, a última leva de episódios da série já foi vista por nada mais nada menos que 64 milhões de assinantes em todo o mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Netflix também resolveu revelar a audiência de La Casa de Papel, série espanhola que também se tornou um grande sucesso. A terceira temporada da produção, a mais vista entre as obras de língua não inglesa do serviço de streaming, atingiu 44 milhões de espectadores.
+ Gusttavo Lima é flagrado em momento íntimo pela esposa e loira fica abismada: “Desci do salto”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que esses números divulgados pela Netflix geram algumas controvérsias. Justamente pelo fato do serviço de streaming manter seus dados sob grande sigilo e cuidar da própria medição de audiência, muitos especialistas chegam a afirmar que a empresa costuma “aumentar” ou “distorcer” a forma de divulgação dos números para impressionar o público.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● HBO Max anuncia a data de estreia da segunda temporada de Gossip Girl; confira
● Tulsa King é confirma pela Paramount+; confira a data de estreia
● Prime Video confirma a volta de Carnival Row com Cara Delevingne, mas determina o fim da série
Este ano, por exemplo, a empresa anunciou que Bird Box tornou-se o seu filme original de maior audiência, e que as as séries You (Você) e Sex Education, que também são sucesso na plataforma, atingiram a marca de 40 milhões de espectadores em apenas um mês, o que faria as produções superarem a audiência de séries consagradas da televisão.
No entanto, durante um seminário que reúne críticos e executivos de televisão nos Estados Unidos, realizado em fevereiro, John Landgraf, chefe do canal FX, rebateu os números divulgados pela Netflix e revelou os verdadeiros dados de audiência da empresa.
Segundo Landgraf, You foi vista por uma média de 8 milhões de pessoas, um número considerado bom pelo executivo, mas que é bem distante dos 40 milhões anunciado pelo serviço de streaming. Já a verdadeira média de Sex Education, segundo o executivo, foi de apenas 3 milhões de espectadores.
Landgraf acusou a Netflix de confundir a mídia e os espectadores de forma intencional, já que os 40 milhões de espectadores de ambas as séries anunciada pela empresa diz respeito apenas ao número de pessoas que assistiram a 70% de um único episódio das duas atrações, e não à média geral. Esse tipo de medição, aliás, não é levado em consideração pelo mercado norte-americano.
Autor(a):
Renan Santos
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.