As séries Stranger Things e La Casa de Papel são destaques no catálogo da Netflix
Uma das empresas de entretenimento em maior ascensão nos últimos anos, a Netflix se consolida cada vez mais graças ao fenômeno de popularidade de algumas de suas séries, entre elas Stranger Things e La Casa de Papel.
Em julho, o serviço de streaming divulgou que a terceira temporada de Stranger Things já havia batido recorde de audiência, com 40,7 milhões de contas tendo assistido a pelo menos um dos novos episódios. O posicionamento da Netflix surpreendeu, uma vez que a empresa faz bastante suspense e não costuma revelar os dados de audiência das suas produções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ontem (16), no entanto, a Netflix voltou a abrir sua “caixa preta” e revelou um número ainda mais impressionante em relação à terceira temporada de Stranger Things. Segundo a empresa, a última leva de episódios da série já foi vista por nada mais nada menos que 64 milhões de assinantes em todo o mundo.
A Netflix também resolveu revelar a audiência de La Casa de Papel, série espanhola que também se tornou um grande sucesso. A terceira temporada da produção, a mais vista entre as obras de língua não inglesa do serviço de streaming, atingiu 44 milhões de espectadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Gusttavo Lima é flagrado em momento íntimo pela esposa e loira fica abismada: “Desci do salto”
Vale dizer que esses números divulgados pela Netflix geram algumas controvérsias. Justamente pelo fato do serviço de streaming manter seus dados sob grande sigilo e cuidar da própria medição de audiência, muitos especialistas chegam a afirmar que a empresa costuma “aumentar” ou “distorcer” a forma de divulgação dos números para impressionar o público.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este ano, por exemplo, a empresa anunciou que Bird Box tornou-se o seu filme original de maior audiência, e que as as séries You (Você) e Sex Education, que também são sucesso na plataforma, atingiram a marca de 40 milhões de espectadores em apenas um mês, o que faria as produções superarem a audiência de séries consagradas da televisão.
No entanto, durante um seminário que reúne críticos e executivos de televisão nos Estados Unidos, realizado em fevereiro, John Landgraf, chefe do canal FX, rebateu os números divulgados pela Netflix e revelou os verdadeiros dados de audiência da empresa.
Segundo Landgraf, You foi vista por uma média de 8 milhões de pessoas, um número considerado bom pelo executivo, mas que é bem distante dos 40 milhões anunciado pelo serviço de streaming. Já a verdadeira média de Sex Education, segundo o executivo, foi de apenas 3 milhões de espectadores.
Landgraf acusou a Netflix de confundir a mídia e os espectadores de forma intencional, já que os 40 milhões de espectadores de ambas as séries anunciada pela empresa diz respeito apenas ao número de pessoas que assistiram a 70% de um único episódio das duas atrações, e não à média geral. Esse tipo de medição, aliás, não é levado em consideração pelo mercado norte-americano.