Neymar supera Messi e Cristiano Ronaldo na web, mas por causa de comentários negativos

Neymar em jogo do Brasil na Copa do Mundo (Foto: Divulgação)

Neymar em jogo do Brasil na Copa do Mundo
(Foto: Divulgação)

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Neymar superou Messi e Cristiano Ronaldo na web no período entre o início de junho e a metade de julho, segundo o Ibope. Mas o jogador não tem muito o que comemorar, já que a maioria dos comentários sobre ele foram negativos.

De acordo com levantamento global da Kantar Sports, representada pelo IBOPE Repucom no Brasil, desde o pré-copa (01/06) até a última semana (18/07), Neymar foi assunto em mais de 25 milhões de posts nas mídias sociais, considerando Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Mais do que Messi (20 milhões de comentários) e Cristiano Ronaldo (17 milhões), sendo a maioria destes com conteúdo negativo.

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Se compararmos o teor dos comentários sobre o atleta na véspera da estreia da seleção com a repercussão da eliminação, Neymar chegou a dobrar a proporção dos comentários negativos a seu respeito.

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Vale reforçar que, em média, mais de 90% deste volume total de comentários negativos são piadas e memes e foram classificados como negativos pela possibilidade de impacto em sua imagem devido à sua conduta em campo (tema discutido em todos os países analisados) e não por sua qualidade técnica.

O fenômeno foi global. Ao analisar os 10 países que mais postaram comentários negativos, com exceção de Estados Unidos e Chile, todos estavam nas oitavas de final do mundial e por isso acompanhavam de perto o torneio. Destaque para a França, mercado de atuação do jogador e um dos países com maior volume de críticas.

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Fonte: Kantar Sports – Social Media Intelligence

Mercados com maior volume de comentários negativos nas mídias sociais sobre Neymar Jr.:

1. Brasil

2. USA

3. México (adversário nas oitavas de final)

4. França (mercado de atuação do atleta)

5. Reino Unido

6. Espanha

7. Portugal

8. Argentina

9. Colômbia

10. Chile

Neymar também tem o seu poder midiático como trunfo. Além da massiva cobertura televisiva a seu respeito, o jogador possui alcance digital internacional, algo que poucas pessoas possuem atualmente. Durante a Copa do Mundo, Neymar ganhou 6,8 milhões de seguidores e passou a barreira dos 200 milhões de inscritos em suas redes (considerando Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e se tornou o primeiro brasileiro a ultrapassar os 100 milhões de seguidores no Instagram.

Neymar é sinônimo de celebridade e seguirá sendo um aliado valioso para os patrocinadores. Segundo a pesquisa Celeb Score, avaliação do IBOPE Repucom sobre o perfil de celebridades para a publicidade, Neymar Jr. é conhecido por mais de 97% dos brasileiros conectados, sendo considerado o Top of Mind entre as celebridades brasileiras. Foi consistentemente o mais lembrado como a primeira celebridade brasileira que vem à cabeça dos entrevistados. O resultado de Neymar é três vezes superior a segunda celebridade mais lembrada espontaneamente na pesquisa.

Ainda segundo a última onda do CelebScore, realizada antes da Copa do Mundo, o jogador é altamente avaliado pela população brasileira nos atributos qualitativos que o tornam um “bom embaixador para as marcas”, outro ponto que reforça o poder de Neymar em mudar o panorama negativo. Suas pontuações deixam claro que os brasileiros o consideram um ótimo influenciador. O jogador possui notas acima da média (entre todas as celebridades pesquisadas) nos atributos: ‘Bem-sucedido’ (83,5%), ‘Especialista em sua área de atuação’ (78,1), ‘É um bom porta-voz para as marcas’ (72,9), ‘Sempre Conectado’ (72,6) e ‘Formador de Opinião’ (70,3).

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

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