Neymar superou Messi e Cristiano Ronaldo na web no período entre o início de junho e a metade de julho, segundo o Ibope. Mas o jogador não tem muito o que comemorar, já que a maioria dos comentários sobre ele foram negativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com levantamento global da Kantar Sports, representada pelo IBOPE Repucom no Brasil, desde o pré-copa (01/06) até a última semana (18/07), Neymar foi assunto em mais de 25 milhões de posts nas mídias sociais, considerando Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Mais do que Messi (20 milhões de comentários) e Cristiano Ronaldo (17 milhões), sendo a maioria destes com conteúdo negativo.
+ Após engordar 11 kg com a gravidez, Sabrina Sato faz desabafo em relação ao corpo e surpreende
Se compararmos o teor dos comentários sobre o atleta na véspera da estreia da seleção com a repercussão da eliminação, Neymar chegou a dobrar a proporção dos comentários negativos a seu respeito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale reforçar que, em média, mais de 90% deste volume total de comentários negativos são piadas e memes e foram classificados como negativos pela possibilidade de impacto em sua imagem devido à sua conduta em campo (tema discutido em todos os países analisados) e não por sua qualidade técnica.
O fenômeno foi global. Ao analisar os 10 países que mais postaram comentários negativos, com exceção de Estados Unidos e Chile, todos estavam nas oitavas de final do mundial e por isso acompanhavam de perto o torneio. Destaque para a França, mercado de atuação do jogador e um dos países com maior volume de críticas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Filho de Fábio Assunção vai ao chão ao expor o que a Globo fez e entrega relação com o pai: “Extremamente”
● Jornal da Globo acaba de ser paralisado com anúncio sobre Zeca Pagodinho hoje (23): “Sofrendo há muito tempo”
● Filho discreto de Leonardo é apresentador da Globo, vai ao ar diariamente e você não sabia: “Mostramos tudo”
Mercados com maior volume de comentários negativos nas mídias sociais sobre Neymar Jr.:
1. Brasil
2. USA
3. México (adversário nas oitavas de final)
4. França (mercado de atuação do atleta)
5. Reino Unido
6. Espanha
7. Portugal
8. Argentina
9. Colômbia
10. Chile
Neymar também tem o seu poder midiático como trunfo. Além da massiva cobertura televisiva a seu respeito, o jogador possui alcance digital internacional, algo que poucas pessoas possuem atualmente. Durante a Copa do Mundo, Neymar ganhou 6,8 milhões de seguidores e passou a barreira dos 200 milhões de inscritos em suas redes (considerando Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e se tornou o primeiro brasileiro a ultrapassar os 100 milhões de seguidores no Instagram.
Neymar é sinônimo de celebridade e seguirá sendo um aliado valioso para os patrocinadores. Segundo a pesquisa Celeb Score, avaliação do IBOPE Repucom sobre o perfil de celebridades para a publicidade, Neymar Jr. é conhecido por mais de 97% dos brasileiros conectados, sendo considerado o Top of Mind entre as celebridades brasileiras. Foi consistentemente o mais lembrado como a primeira celebridade brasileira que vem à cabeça dos entrevistados. O resultado de Neymar é três vezes superior a segunda celebridade mais lembrada espontaneamente na pesquisa.
Ainda segundo a última onda do CelebScore, realizada antes da Copa do Mundo, o jogador é altamente avaliado pela população brasileira nos atributos qualitativos que o tornam um “bom embaixador para as marcas”, outro ponto que reforça o poder de Neymar em mudar o panorama negativo. Suas pontuações deixam claro que os brasileiros o consideram um ótimo influenciador. O jogador possui notas acima da média (entre todas as celebridades pesquisadas) nos atributos: ‘Bem-sucedido’ (83,5%), ‘Especialista em sua área de atuação’ (78,1), ‘É um bom porta-voz para as marcas’ (72,9), ‘Sempre Conectado’ (72,6) e ‘Formador de Opinião’ (70,3).