Até agora, nenhum dado sobre audiência das emissoras de TV medido pelo instituto alemão GfK vazou, no entanto, pelas primeiras informações que se tem sobre o trabalho da empresa no Brasil, os dados divulgados pelo Ibope estão em xeque. É o que informa o jornalista Ricardo Feltrin.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na noite desta segunda-feira (19), o GfK se apresenta ao mercado publicitário em evento realizado em São Paulo. Parece pouca coisa, porém, a chegada do instituto alemão no país já “chacoalha” o universo das emissoras de televisão e do mundo publicitário.
De acordo com as primeiras informações obtidas pelo jornalista Ricardo Feltrin mediante fontes que não podem ser identificadas, e que tiveram acesso a alguns dados do GfK, mostra diferenças em relação aos números do Ibope. As conclusões a seguir são iniciais, baseadas nos primeiros lotes de dados e ainda podem mudar:
GfK vê mais TVs ligadas que Ibope: Enquanto o Ibope vê algo em torno de 32% e 34% de aparelhos de TV ligados na média das 24 horas, em todo o Brasil, o GfK estaria registrando um número 10% maior. Até parece pouco, mas não é: qualquer variação de TVs ligadas nas faixas horárias pode acabar influenciando uma agência ou anunciante a veicular ou não sua marca em determinado horário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
GfK vê menos TV paga ligada que o Ibope: Nos números de agosto e setembro, o Ibope apontou que a TV paga (a soma de todos os canais pagos, excluídos os canais abertos que também são exibidos na TV paga) no país registrou uma média na casa dos 8.7 pontos na média das 24 horas. Cada ponto vale a 233 mil domicílios no PNT, segundo o Ibope.
Já o instituto alemão GfK, até o momento estaria vendo esse índice um pouco menor, também em torno de 10% a menos que os do Ibope, de acordo com os dados iniciais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Neto tira Band do poço no Apito Final com rebaixamento do Corinthians e último suspiro: Audiências 08/09
● César Tralli anuncia saída do ar ao vivo, confirma substituto no JH e explode em último dia: Audiências 19/5
● Com Sabina sacando celular para Bocardi, BDSP afunda e Ana Paula explode em volta à Globo: Audiências 15/05
Atualmente a soma da TV paga é o segundo maior ibope da TV brasileira na média das 24 horas, ficando atrás apenas da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TVs abertas têm mais público do que Ibope diz: Conforme informado no mês passado, SBT e Record tem mais audiência no GfK.
Ainda de acordo com Feltrin, os primeiros dados mostram que, não só essas duas, mas Globo – que segue na liderança – também tem um pouco mais de audiência do que o Ibope diz. Porém , pelo GfK, a diferença entre Globo e Record, por exemplo, é menor do que a que se tem atualmente. A “diferença” entre entre as emissoras, pelas duas medições, são pequenas, mas relevantes.