No jornalismo também pode existir criatividade
01/03/2014 às 19h33
Diferente das novelas, o jornalismo está em qualquer emissora que se prese, sendo ela de grande porte como a Globo ou de pequeno porte como a TV Brasil. Todos os canais de TV tem o seu telejornal. Porém se for analisar quase todos seguem o mesmo padrão, a bancada, um homem e uma mulher apresentando sérios, de forma com que o telespectador apenas o assista sem qualquer tipo de interação, os mesmos tipos de noticias todos os dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Jornal Nacional”, “Jornal da Record”, “Jornal da Band”, “Jornal Hoje”, enfim, esses são uns dos poucos que seguem o mesmo padrão, o “SBT Brasil” segue na mesma linha porém com algo que considero excelente para o jornalismo de verdade, a liberdade de expressão, a opinião dos jornalistas a ferro e fogo sem medo das críticas.
Em meio a tanta falta de criatividade de pegar um formato pronto e reproduzi-lo tem dois jornalísticos que me chamam a atenção. O primeiro é o “Cidade Alerta” que em meio a tantas tragédias consegue com a ajuda de Marcelo Rezende e sua turma deixar tudo mais leve e até divertido. É de fato um jornalístico diferente do que estavamos acostumados a ver, e o resultado está em sua boa audiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas tem outro que me chama a atenção pela qualidade e pela fuga da mesmice. É o “SPTV” (cito este por que nunca vi os de outros estados) é o unico jornalístico que vi que no dia a dia não explora tragédias, pelo contrario, sempre com temas interessantes e com o objetivo de informar sobre os diversos assuntos, não apenas deixar o público informado com a última tragédia. O apresentador Cesar Tralli tem boa presença de palco e com boa apresentação, se permite descontrair. O programa mostra os problemas de São Paulo e por muitas vezes o resolve, problemas de falta de professores em escolas públicas, calçadas esburacadas, enfim, e um telejornal leve, é um telejornal de verdade.
Mesmo diferentes ambos fazem um bom trabalho dentro do estilo de jornalismo que escolheram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As opiniões aqui retraradas não refletem as do site TV Foco
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE