A Vigilância Sanitária agiu às pressas para interditar 5 açougues em SP após uma investigação encontrar 10 toneladas de carne podre e muita nojeira no espaço
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal costuma agir para impedir que irregularidades aconteçam e prejudiquem os consumidores. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a interdição de açougues em SP.
Em dezembro de 2023, segundo informações do portal Baktron, uma ação da Polícia Civil culminou na remoção de cerca de 10 toneladas de carne considerada inadequada para consumo, resultando na autuação de sete indivíduos e na prisão de um açougueiro. Na ocasião, a ação orquestrada para cumprir as normas da Anvisa causou o fechamento de 5 açougues.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cadeia de açougues tinha estabelecimentos em Itanhaém (1), Mongaguá (2) e Peruíbe (2), situadas no litoral de São Paulo. No decorrer da operação, cerca de 10 toneladas de carnes estragadas foram removidos. As carnes impróprias para consumo eram divididas em porções, reembaladas e revendidas a baixos custos. Entretanto, toda a nojeira chamou atenção.
Algumas das carnes estavam com larvas, moscas, bolor e coloração escura. As investigações tiveram início após uma série de denúncias contra os açougues. Conforme a Polícia Civil, sete unidades foram multadas pela Vigilância Sanitária e peritos criminais devido à ausência de licenças, problemas estruturais e de armazenamento. Dessas, cinco foram fechadas temporariamente.
Mais sobre as operações:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, a Vigilância Sanitária de Itanhaém (SP) comunicou que foi solicitada para colaborar com a Polícia Civil durante as investigações nos açougues da cidade. Dessa forma, apenas um açougue foi fechado temporariamente devido às más condições de higiene.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde de Peruíbe (SP), dois estabelecimentos na cidade foram autuados e fechados temporariamente. Em um dos locais, foram identificados 1.183 kg de carne considerada inadequada para consumo, enquanto no outro estabelecimento, foram encontrados 380 kg nessas condições.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
Por fim, a Vigilância Sanitária de Mongaguá informou que duas unidades da rede, localizadas nos bairros Centro e Agenor de Campos, foram interditadas devido ao risco sanitário. Durante a ação, foram descartados 980 kg de carne deteriorada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pronunciamento:
Não encontramos nenhum comunicado a respeito da rede de açougues sobre o fechamento temporário dos cinco estabelecimentos. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização da matéria.
Situação atual:
Por se tratar de um fechamento temporário, as redes tinham apenas que cumprir as determinações da Anvisa para voltar a funcionar normalmente.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia na Anvisa, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.