INTERDIÇÃO!
571kg de carne podre: Globo confirma interdição da ANVISA contra 3 açougues populares de MG
12/03/2025 às 0h30

Interdição da ANVISA! Globo escancara situação de 3 açougues populares de Minas Gerais e você precisa saber
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), têm um papel fundamental de garantir a segurança sanitária da população brasileira. Vale dizer que, o órgão fiscaliza produtos e serviços no Brasil e atua para promover a saúde da população de modo geral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a autarquia busca sempre cuidar de todos por meio de proibições, comunicados importantes, interdições de estabelecimentos e muito mais. Aliás, 3 açougues populares de MG acabaram sendo alvo do órgão.
Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal oficial do g1, da Globo, traz à tona maiores detalhes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Interdição da ANVISA
Em suma, uma operação de fiscalização no dia (12/11/2024), resultou na apreensão de 571,36 kg de carnes impróprias para consumo em Bom Despacho. Ademais, dos 43 açougues fiscalizados na cidade, 23 acabaram sendo autuados e 3 interditados por ausência de alvará sanitário e condições higiênico-sanitárias inadequadas.
Vale dizer ainda que, a ação se deu entre os dias (04) e (08) de novembro pelo Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Além disso, ainda contou com apoio da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar (PM).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Barata, veneno e +: Vigilância interdita bar amado em Cuiabá, MT, por insalubridade e Anvisa aciona alerta
● Prisão, fezes e cárcere: Interdição da Vigilância Sanitária contra gigante da saúde em Curitiba, PR, assusta
● “Clientes em risco”: Vigilância Sanitária denuncia podridão de mercado n°1 de SP e aciona alerta na Anvisa

Importante
Vale dizer que, dois dias após a divulgação das informações pelo MPMG, a Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e Serviço de Inspeção Municipal (SIM), divulgou uma nota de esclarecimento.
No mesmo comunicado, é informado ainda que as carnes apreendidas acabaram sendo recolhidas em abatedouro em uma denúncia pontual e não nos açougues. A nota diz que a Secretaria de Saúde “irá pedir retratação ao Ministério Público referente à nota enviada à imprensa, visto que a mesma não condiz com a realidade atual”.
Carne imprópria
Ademais, o serviço de inspeção sanitária esteve no estabelecimento e enfatizou que maus-tratos aos animais ocorria desde o abate irregular de suínos. Além disso, o órgão verificou que a carne era armazenada de forma imprópria.
Diante disso, a partir da denúncia, a 1ª Promotoria de Justiça de Bom Despacho instaurou uma investigação, revelando que nenhum dos açougues da cidade possuia alvará sanitário.

Assim, sem mais delongas, a Promotoria recomendou de imediato que todos os proprietários dos estabelecimentos cumprissem às normas conforme deveria ser. Ademais, os comerciantes tiveram um prazo de 60 dias para regularizar a situação com à Vigilância Sanitária.
“O intuito do nosso trabalho jamais é prejudicar o trabalhador, o empresário, aquele que dá emprego, que faz a economia girar, que provém o sustento da família dele, mas garantir que a carne que chega aos consumidores esteja dentro dos padrões sanitários exigidos. É a partir daí que evitamos uma intoxicação alimentar e outros problemas graves”, destaca a promotora de Justiça, Luana Cimetta Cançado.
Comunicado
Até o momento desta publicação, os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados. Dessa forma, não há maiores informações sobre a situação do local nos dias de hoje. Todavia, o TV FOCO abre o espaço para os açougues prestarem maiores esclarecimentos a respeito do assunto.

Veja mais notícias sobre a ANVISA CLICANDO AQUI.
Qual o risco de comer carne estragada?
Em suma, o risco de reações graves ao comer carne estragada é maior em crianças, idosos e pessoas imunossuprimidas. Ao pegar uma infecção, uma carne contaminada pode ter uma infecção grave com consequências desde diarreia e indisposição gástrica, até a morte.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br