INTERDIÇÃO!

571kg de carne podre: Globo confirma interdição da ANVISA contra 3 açougues populares de MG

12/03/2025 às 0h30

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Globo confirma interdição da ANVISA contra 3 açougues populares de MG - Foto: Montagem

Interdição da ANVISA! Globo escancara situação de 3 açougues populares de Minas Gerais e você precisa saber

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), têm um papel fundamental de garantir a segurança sanitária da população brasileira. Vale dizer que, o órgão fiscaliza produtos e serviços no Brasil e atua para promover a saúde da população de modo geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, a autarquia busca sempre cuidar de todos por meio de proibições, comunicados importantes, interdições de estabelecimentos e muito mais. Aliás, 3 açougues populares de MG acabaram sendo alvo do órgão.

Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal oficial do g1, da Globo, traz à tona maiores detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Interdição da ANVISA

Em suma, uma operação de fiscalização no dia (12/11/2024), resultou na apreensão de 571,36 kg de carnes impróprias para consumo em Bom Despacho. Ademais, dos 43 açougues fiscalizados na cidade, 23 acabaram sendo autuados e 3 interditados por ausência de alvará sanitário e condições higiênico-sanitárias inadequadas.

Vale dizer ainda que, a ação se deu entre os dias (04) e (08) de novembro pelo Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Além disso, ainda contou com apoio da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar (PM).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Anvisa e açougue – Foto Reprodução Internet

Importante

Vale dizer que, dois dias após a divulgação das informações pelo MPMG, a Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e Serviço de Inspeção Municipal (SIM), divulgou uma nota de esclarecimento.

No mesmo comunicado, é informado ainda que as carnes apreendidas acabaram sendo recolhidas em abatedouro em uma denúncia pontual e não nos açougues. A nota diz que a Secretaria de Saúde “irá pedir retratação ao Ministério Público referente à nota enviada à imprensa, visto que a mesma não condiz com a realidade atual”.

Carne imprópria

Ademais, o serviço de inspeção sanitária esteve no estabelecimento e enfatizou que maus-tratos aos animais ocorria desde o abate irregular de suínos. Além disso, o órgão verificou que a carne era armazenada de forma imprópria.

Diante disso, a partir da denúncia, a 1ª Promotoria de Justiça de Bom Despacho instaurou uma investigação, revelando que nenhum dos açougues da cidade possuia alvará sanitário.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Açougue tradicional de MG é interditado – (Foto: Reprodução / Internet)

Assim, sem mais delongas, a Promotoria recomendou de imediato que todos os proprietários dos estabelecimentos cumprissem às normas conforme deveria ser. Ademais, os comerciantes tiveram um prazo de 60 dias para regularizar a situação com à Vigilância Sanitária.

“O intuito do nosso trabalho jamais é prejudicar o trabalhador, o empresário, aquele que dá emprego, que faz a economia girar, que provém o sustento da família dele, mas garantir que a carne que chega aos consumidores esteja dentro dos padrões sanitários exigidos. É a partir daí que evitamos uma intoxicação alimentar e outros problemas graves”, destaca a promotora de Justiça, Luana Cimetta Cançado.

Comunicado

Até o momento desta publicação, os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados. Dessa forma, não há maiores informações sobre a situação do local nos dias de hoje. Todavia, o TV FOCO abre o espaço para os açougues prestarem maiores esclarecimentos a respeito do assunto.

Anvisa proíbe 2 queridinhos das 30+ (Foto: Divulgação/Internet)
Anvisa (Foto: Divulgação/Internet)

Veja mais notícias sobre a ANVISA CLICANDO AQUI.

Qual o risco de comer carne estragada?

Em suma, o risco de reações graves ao comer carne estragada é maior em crianças, idosos e pessoas imunossuprimidas. Ao pegar uma infecção, uma carne contaminada pode ter uma infecção grave com consequências desde diarreia e indisposição gástrica, até a morte.

açougue anvisa
Anvisa
Anvisa proibição
determinação anvisa

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.