Nojento: Biscoito, molho, café e orégano que podem estar na sua casa hoje

Cocô de rato e barata podem estar nos alimentos que você tem na sua casa
Se faz necessário explicar que a Anvisa tem como missão promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a Anvisa é a agência responsável por realizar a averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até a comercialização, e quando identificam algum erro, rapidamente emitem um alerta, mas nem sempre algo nojento assim é proibido.
Algo que pega muita gente de surpresa é que alguns produtos que estão na sua casa podem conter coco de rato e barata, como biscoitos, molhos, café e até mesmo orégano, e você precisa saber o porquê disso e se faz mal para a saúde. As informações são do UOL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, o fato é que, a vigilância sanitária tem uma tolerância limite, da presença de pelos de ratos e também fragmentos de baratas, moscas, formigas e outros insetos, já que dentro de um limite isso não causa problema nenhum para a saúde.
Para se ter noção, em molhos de tomate é permitido ter um fragmento de pelo e dez fragmentos de insetos a cada 100g do produto. Em biscoitos, esse número é ainda maior, já que pode ter 1 fragmento de insetos a cada grama.
No que diz respeito aos cafés torrados e moídos, o limite estabelecido pela Anvisa é de até 60 fragmentos de insetos a cada 25g. Em um saquinho de orégano de 10 gramas é permitido até 20 fragmentos de insetos.
Inclusive, a especialista em legislação, Ingrid Schmidt-Hebbel, durante uma entrevista ao Uol, comentou sobre a presença desses animais: “Isso se deve ao fato dos insetos e outros animais habitarem as lavouras e serem ‘carregados’ no momento da colheita”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de parecer nojento, ela afirma que quando estão dentro do limite estabelecido, não causam nenhum problema para a saúde: “Os alimentos são submetidos a processos que elevam sua temperatura, o que ajuda a matar a maioria dos micro-organismos”.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia a Anvisa, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br