Molhos de tomates foram encontrados com fungos e ovos de parasitas.
A descoberta de fungos e ovos de parasitas no molho de tomate é uma preocupação séria para a saúde pública e destaca a importância da Anvisa e do controle de qualidade na indústria alimentícia. A ação rápida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao proibir temporariamente a fabricação, comercialização e distribuição dos produtos da marca demonstra seu compromisso em proteger os consumidores.
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A presença desses elementos nas amostras de molho de tomate é motivo de alarme, pois eles podem estar associados a bactérias e toxinas prejudiciais à saúde humana. A Anvisa agiu prontamente ao suspender os lotes afetados em Viamão, no Rio Grande do Sul, mas também enfrentou críticas recentemente devido à suspensão da proibição da marca Fugini em abril. Essa situação destaca a importância da eficácia contínua da agência em garantir a segurança dos alimentos consumidos pelos brasileiros.
Confira a nota da empresa:
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“Fugini Alimentos, empresa referência no setor, com 27 anos de atuação no mercado, informa que não recebeu qualquer notificação da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão (RS), no âmbito de inquérito instaurado para averiguar a qualidade de alguns produtos da marca.
Vale ressaltar que à época da instauração do inquérito, em dezembro de 2022, amostras coletadas em diferentes pontos de venda e mercados da região foram enviadas ao órgão responsável por análises de saúde pública, o LACEN e, conforme a empresa já demonstrou nos autos, os resultados dessa análise comprovaram a segurança do Molho de Tomate Fugini das amostras analisadas.
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A Fugini reforça que, como preconiza a legislação brasileira e as boas práticas de fabricação, a empresa realiza análises microbiológica e físico-química de todos os lotes de produção de todos os produtos da empresa e os submete a rígidos controles de qualidade. Conforme se demonstrou nos autos, essas análises foram realizadas em amostras dos lotes investigados, que estavam dentro dos padrões de qualidade e saíram da fábrica em perfeitas condições de consumo.
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Além disso, é importante destacar que os laudos que atestaram suposta presença de fungos em determinados produtos, que foram objeto de matérias jornalísticas nos últimos dias, não contaram com exames microbiológicos, metodologia cientificamente adequada para se chegar a possível resultado sobre a amostra analisada.
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Por fim, mas não menos importante, os produtos analisados estavam com a embalagem aberta desde dezembro. Conforme consta da embalagem, a empresa recomenda que, para manter sua qualidade, o produto deve ser mantido sob refrigeração e utilizado em até um dia, uma vez que não leva conservantes em sua receita. Além disso, uma das amostras analisadas estava até mesmo com o prazo de validade expirado.
A Fugini reafirma que seus canais de atendimento estão sempre abertos para esclarecer quaisquer dúvidas. Nosso SAC (0800 702 4337 ou sac@fugini.com.br) está disponível, de segunda a sexta-feira das 08h00 às 17h00.
Seguiremos trabalhando de forma contínua para manter a sociedade informada sobre os pilares fundamentais que sustentam a idoneidade e o compromisso da marca com seus milhões de consumidores.” comentou a empresa
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A investigação em andamento pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul contra a Fugini é fundamental para identificar eventuais responsabilidades e proteger os direitos dos consumidores afetados. Os consumidores devem estar atentos às recomendações das autoridades de saúde e relatar qualquer problema ou suspeita de contaminação imediatamente.
É essencial que haja uma conscientização contínua por parte dos produtores e fabricantes sobre a importância de investir em processos de controle de qualidade eficazes. A colaboração entre as autoridades reguladoras e a indústria alimentícia é fundamental para garantir a integridade e a segurança dos alimentos disponíveis no mercado.
Em resumo, essa situação destaca a necessidade contínua da Anvisa e do controle de qualidade na indústria alimentícia para proteger a saúde dos consumidores. Os consumidores também desempenham um papel importante ao relatar problemas e exigir padrões rigorosos de qualidade e segurança alimentar. A ação conjunta de autoridades e indústria é fundamental para garantir uma alimentação segura e saudável para todos.
Qual foi o problema com a Fugini?
Em declaração ao UOL, a Fugini comunicou que está implementando a exclusão de conservantes artificiais e certos ingredientes em seus produtos. A empresa alega que essa iniciativa, juntamente com a falta de conhecimento por parte da população, tem contribuído para a disseminação de “rumores infundados” entre os consumidores.
Fonte: Pronatec.
NOTA OFICIAL DA FUGINI
Em contato com o TV Foco nesta terça (12/09), a assessoria de imprensa da Fugini se pronunciou sobre o caso com os seguintes esclarecimentos.
“Gostaríamos de esclarecer que a produção, enchimento e fechamento da embalagem sachê é totalmente automatizada. Em relação ao aparecimento de focos de bolor nesses recipientes embalagens fechadas de molho de tomate, a empresa informa que a provável causa é o aparecimento de um micro furo (imperceptível ao olho nu) na embalagem devido ao manuseio incorreto em transporte e/ou no armazenamento nos pontos de distribuição. Por não conter conservantes, a entrada de ar pelo micro furo pode causar a contaminação do produto e, consequentemente, o surgimento do bolor. Esse fato também pode ocorrer pelo armazenamento por período incorreto na geladeira, após a abertura da embalagem – neste caso, o consumo deve ser realizado em até um dia.
É importante ressaltar que a Fugini sempre cumpriu com todas as obrigações sociais, legais, trabalhistas, fiscais e tributárias, além de respeitar o compromisso de entregar qualidade, saudabilidade e sabor em seus produtos”.
Além da nota acima, a equipe de comunicação da marca também ressaltou que a empresa possui um portal de transparência que mostra todos os detalhes do seu processo produtivo e pode ser acessado aqui.