As dívidas são um pesadelo que tiram o sono de milhões de pessoas endividadas. Com isso, é preciso que muitas pessoas fiquem atentas às suas pendências
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 79,3% das famílias brasileiras foram afetadas pelo endividamento. O relatório foi divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Além disso, o número ainda superou a marca de 80% entre as famílias de baixa renda. O maior responsável pelas dívidas é uma coisa comum, que a maioria das pessoas têm, e que acabam deixando muitos com o nome sujo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ENDIVIDAMENTO
A análise confirmou que o maior responsável pelos endividamentos no Brasil é o cartão de crédito, com 86,5% das famílias endividadas nesta modalidade. Além disso, também foi constatado que as mulheres possuem mais nome sujo que os homens.
No caso das mulheres, as principais dívidas são no cheque especial e no cartão de crédito. Já entre os homens, estão financiamento de casa e carro, crédito pessoal e consignado e carnês de lojas como principais dívidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a Peic também mostra que houveram 30% das famílias que atrasaram o pagamento das dívidas em setembro. Com isso, a inadimplência acabou crescendo 4,5%.
10,7% das famílias inadimplentes revelaram que não têm condições de pagar as dívidas em atraso. Um dos principais motivos para a dificuldade de pagamento são as taxas altíssimas de juros.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Cancelamento do direito das férias: Lei trabalhista em vigor traz 4 alertas que dão fim ao descanso de CLTs
● Até R$ 2.134 em 2025: Reajuste no salário mínimo chega a milhões de trabalhadores CLTs
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE