Samuel dará prova de lealdade ao governo brasileiro, mas não consegue salvar amigo em Nos Tempos do Imperador
Um dos momentos mais difíceis para Samuel (Michel Gomes) acontecerá nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador. Ele verá a morte de perto, mais precisamente nos seus braços. Um amigo soldado morrerá em plena Guerra do Paraguai.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Condenado a prisão perpétua, Samuel viu a chance de sair da cadeia após uma ideia de Dom Pedro II (Selton Mello). O imperador propôs que o engenheiro trabalhasse novamente na Guerra. No fim, apesar de relutar, Samuel foi e virou braço direito do Duque de Caxias (Jackson Antunes).
Mas, após descobrir novo decreto da corte na novela, Samuel teve uma séria discussão com seu superior. Segundo uma lei na novela Nos Tempos do Imperador, todos os cativos que se alistarem no exército brasileiro ganharam sua liberdade. Tudo isso quando a guerra acabar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Revoltado, Samuel denunciou o descaso do governo já que esses homens não tem preparo e serão os primeiros a morrerem. O pior é que o grande amor de Pilar (Gabriela Medvedovski) está mais que certo. Exemplo disso?
Bernardinho (Gabriel Fuentes)!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A TRAIÇÃO LEVARÁ A MORTE
Ainda com sede de se vingar dos parentes de Nélio (João Pedro Zappa), Tonico (Alexandre Nero) armou uma arapuca e atraiu Bernardinho. Logo após embebedá-lo, o deputado jogou o malandro em um navio com destino a frente das batalhas.
Samuel ficará chocado com o que Tonico fez com Bernardinho que já chegou a mentir afirmando que fazia parte da Marinha. Na novela os dois se aproximarão. Nisto, as tropas brasileiras conseguirão avançar e invadirão o Paraguai.
Quando se instalam posteriormente em Assunção, Samuel e Bernardinho terão que fazer a ronda do palácio do governo. Em alerta, Samuel verá um vulto e acha que tem alguém se aproximando. Ele dará o sinal para Bernardinho então os conseguirão render o suposto soldado paraguaio.
Mas, na verdade, é uma criança disfarçada.
— Tudo bem, moleque. Não vou te fazer nenhum mal. — Tranquilizará Bernardinho sem perceber que trata-se de uma emboscada. Em seguida, um soldado de verdade vai aparecer e atacá-lo pelas costas.
Samuel será rápido ao reagir e matará o paraguaio e logo partirá para ver o estado do irmão de Nélio. Infelizmente, já é tarde.
— Fala para minha mãe que eu lutei como um homem de verdade. E obrigado por acreditar em mim… Eu… — Bernardinho tentará concluir, mas morrerá antes nos braços de Samuel que gritará.