Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou sobre a possibilidade do fim do cartão de crédito e qual serviço o substituiria
No ano passado, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou sobre a possibilidade do fim do cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já em junho deste ano, o presidente da instituição financeira afirmou o serviço que poderia substituí-lo.
Em 2022, Roberto Campos Neto reforçou que em breve o cartão de crédito deixarão de existir devido ao avanço do sistema open finance.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O open finance vem sendo implementado em fases pelo BC desde 2021, de acordo com informações do UOL.
“Esse sistema elimina a necessidade de ter cartão de crédito. Acho que cartão de crédito vai deixar de existir em algum momento em breve”, afirmou Roberto na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Já em junho deste ano, o presidente do Banco Central refletiu sobre a possibilidade de obter crédito através do Pix de maneira mais simples e com menos taxas do que do cartão de crédito.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Com o crédito no Pix você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR [taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas]”, disse Roberto Campos Neto, que continuou:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, finalizou o presidente da instituição.
De acordo com o portal Terra, Roberto Campos Neto admitiu que o Banco Central estuda mudanças na utilização do cartão de crédito.
“Cartões puxam o spread [diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, título ou transação monetária] muito para cima. A inadimplência no cartão de crédito subiu para 52%”, afirmou ele no IDV.
Segundo informações do portal Terra, a ideia da instituições é implementar o finance em todos os bancos.
Desse modo, cada pessoa tenha instalado em seu smartphone um aplicativo que irá integrar bancos.
Fato é que com a criação do PIX no crédito e com a integração do open finance, a necessidade de usar os cartões de crédito deixariam de existir, segundo Tiago Velloso, fundador da Rota Investimentos.
“A ideia é substituir o cartão de crédito físico para o que hoje já é utilizado, o celular, com transações feitas pela carteira digital e aplicativos. A grande transformação é o open finance”, disse Tiago Velloso.
No entanto, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços afirmou ao Terra que o sistema de cartões de crédito continuará.
“Por oferecer soluções seguras e eficientes, que agregam valor ao cliente e ao comércio, além de apresentar características específicas, como a possibilidade de contestar despesas, a segurança e a fluidez do pagamento em compras pela internet, aplicativos e também por aproximação”, afirmou a ABECS.
COMO CONSULTAR SE TENHO DINHEIRO NO BANCO CENTRAL?
Você pode saber se tem dinheiro esquecido em banco ou em outra instituição financeira pelo site valoresareceber.bcb.gov.br/publico.