Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

CONFIRA!

Notícia que todos os aposentados queriam ouvir: INSS confirma NOVO pagamento a segurados

14/09/2024 às 13h52

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
INSS - (Foto: Reprodução/ Internet)

Milhares de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se beneficiaram com um novo pagamento confirmado pela Previdência Social

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um uma das principais autarquias do Governo Federal. Ela é a responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios previdenciários e assistenciais aos trabalhadores brasileiros. Dessa vez, falaremos sobre uma notícia muito importante do órgão sobre a confirmação de um novo pagamento a milhares de beneficiários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, de acordo com as informações divulgadas pelo portal ‘Estado de Minas’, o INSS deixou de fora da revisão do artigo 29 ao menos 148.185 benefícios que não entraram no calendário pagamento entre 2013 e 2022. Conhecida também como revisão dos auxílios, a correção é devida porque, entre 2002 e 2009, o órgão errou ao pagar benefícios por incapacidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados dão conta de que na época, devido ao erro o INSS deixou de descartar as 20% menores contribuições na definição de pensão por morte (precedida de auxílio-doença), auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade permanente (por invalidez) e auxílio-acidente. Dessa forma, o segurado acabava recebendo menos do que deveria, já que salários menores entraram na conta.

Previdência Social - INSS (Foto: Reprodução -VestibulandoWeb)
Previdência Social – INSS (Foto: Reprodução -VestibulandoWeb)

Os milhares de beneficiários lesados pelo erro foram informados pela Justiça na ação civil pública que forçou o INSS a realizar o acordo para reconhecer a falha e realizar o pagamento da revisão. A ação, desencadeada em 2012, foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi).

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o INSS, 502,8 mil benefícios foram analisados novamente, contudo, é importante falar que os valores não foram recalculados devido às seguintes razões:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Quando o titular do benefício faleceu, é necessário esperar que o dependente ou herdeiro solicite o recebimento.
  • Se as diferenças encontradas foram menores que R$ 67. Nesse caso, o valor paga-se quando conceder um novo benefício ao segurado.
  • Se foram encontradas irregularidades no benefício.

Dessa forma, quem recebeu um benefício por incapacidade nesse período em que o erro aconteceu, ou se teve um benefício relacionado ao auxílio-doença ou à aposentadoria que foi calculado erradamente, pode ter direito a receber esse dinheiro de volta. Ou seja, a notícia cai como um verdadeiro presente a milhares.

Quem recebeu os atrasados da revisão do artigo 29?

Segundo o INSS, ao todo, 14,5 milhões de benefícios foram revistos na revisão do artigo 29, seja de forma automática, administrativa ou judicial. Desse total, 10,1 milhões não apresentaram diferenças a serem pagas; 2,9 milhões tiveram os valores pagos de forma automática pelo sistema e 372 mil foram revistos judicialmente, com pagamento na Justiça. Já 376,8 mil benefícios tiveram os valores pagos administrativamente após acionarem o instituto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

aposentados
benefício
Destaque
INSS
pagamento

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.