DEU O QUE FALAR

ATENÇÃO: Notícia de última hora aos brasileiros com RG antigo é dada neste domingo

02/04/2023 às 16h42

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
RG Documentos de Identidade antigos serão substituídos (Foto: Reprodução/Internet)

Entenda a notícia publicada pelo Governo sobre brasileiros que ainda tem o RG antigo

O Registro Geral (RG) é um documento de identificação emitido pelas secretarias de segurança pública de cada estado brasileiro. Ele contém informações básicas sobre o titular, como nome, data de nascimento, naturalidade, filiação, foto e impressões digitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O RG é amplamente utilizado no Brasil para comprovar a identidade do indivíduo em diversas situações, como na abertura de contas bancárias, na votação, na obtenção de passaporte, entre outras.

Documento RG antigo (Foto:Reprodução/Documento Net)

Documento RG antigo (Foto:Reprodução/Documento Net)

No entanto, foi desenvolvido um novo modelo de RG, a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Diferente do antigo documento, a CIN inclui biometria e possui segurança avançada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, é importante que os brasileiros estejam cientes das mudanças em relação ao antigo RG e se adaptem ao novo modelo. É recomendável que os cidadãos verifiquem quais as orientações dos órgãos competentes e as sigam.

A nova Carteira de Identidade Nacional

A CIN é o novo modelo de RG criado pelo governo brasileiro com características de segurança mais avançadas e informações biométricas. O objetivo da carteira é padronizar a identificação civil em todo o país, substituindo gradualmente o antigo modelo de RG.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novas informações sobre a carteira de Identidade (Foto: Reprodução/ Internet)

Novas informações sobre a carteira de Identidade (Foto: Reprodução/ Internet)

Ela é emitida pelas secretarias de segurança pública de cada estado brasileiro e pode ser utilizada em todo o território nacional para comprovação da identidade do titular.

O prazo para solicitar a CIN terminou em 6 de novembro de 2022, no entanto, apenas 11 estados podem emiti-la, sendo eles:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Acre
  2. Alagoas
  3. Goiás
  4. Mato Grosso
  5. Minas Gerais
  6. Pernambuco
  7. Piauí
  8. Paraná
  9. Rio de Janeiro
  10. Rio Grande do Sul
  11. Santa Catarina

Contudo, é importante verificar a situação em seu estado, pois a implementação da CIN pode variar de acordo com cada unidade federativa.

Ainda que estejam sendo atualizados, os brasileiros com RG dentro do prazo de vencimento podem continuar utilizando o documento tranquilamente.

Mudanças e validade da CIN

O novo RG, ou Carteira de Identidade Nacional (CIN), tem como objetivo padronizar o documento em todo o país e aumentar a segurança. Afinal, ela possui autenticação via QR Code, adoção do padrão internacional MRZ, biometria obrigatória, inclusão da naturalidade, grupo sanguíneo e informação sobre doador de órgãos, além do uso exclusivo do CPF como identificação.

A validade do RG varia de acordo com a idade do titular: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos incompletos, e indeterminada para pessoas acima de 60 anos.

Como solicitar a CIN digital?

Para obter a CIN em formato digital, o cidadão deve receber o documento impresso e acessar o app GOV.BR; a emissão do novo RG é restrita a casos necessários e requer que as informações do CPF estejam atualizadas.

carteira de identidade nacional
CIN
cpf
documento
Novo RG
registro geral
RG

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.