Entenda a notícia publicada pelo Governo sobre brasileiros que ainda tem o RG antigo
O Registro Geral (RG) é um documento de identificação emitido pelas secretarias de segurança pública de cada estado brasileiro. Ele contém informações básicas sobre o titular, como nome, data de nascimento, naturalidade, filiação, foto e impressões digitais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O RG é amplamente utilizado no Brasil para comprovar a identidade do indivíduo em diversas situações, como na abertura de contas bancárias, na votação, na obtenção de passaporte, entre outras.
No entanto, foi desenvolvido um novo modelo de RG, a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Diferente do antigo documento, a CIN inclui biometria e possui segurança avançada.
Assim, é importante que os brasileiros estejam cientes das mudanças em relação ao antigo RG e se adaptem ao novo modelo. É recomendável que os cidadãos verifiquem quais as orientações dos órgãos competentes e as sigam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova Carteira de Identidade Nacional
A CIN é o novo modelo de RG criado pelo governo brasileiro com características de segurança mais avançadas e informações biométricas. O objetivo da carteira é padronizar a identificação civil em todo o país, substituindo gradualmente o antigo modelo de RG.
Ela é emitida pelas secretarias de segurança pública de cada estado brasileiro e pode ser utilizada em todo o território nacional para comprovação da identidade do titular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O prazo para solicitar a CIN terminou em 6 de novembro de 2022, no entanto, apenas 11 estados podem emiti-la, sendo eles:
- Acre
- Alagoas
- Goiás
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Piauí
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
Contudo, é importante verificar a situação em seu estado, pois a implementação da CIN pode variar de acordo com cada unidade federativa.
Ainda que estejam sendo atualizados, os brasileiros com RG dentro do prazo de vencimento podem continuar utilizando o documento tranquilamente.
Mudanças e validade da CIN
O novo RG, ou Carteira de Identidade Nacional (CIN), tem como objetivo padronizar o documento em todo o país e aumentar a segurança. Afinal, ela possui autenticação via QR Code, adoção do padrão internacional MRZ, biometria obrigatória, inclusão da naturalidade, grupo sanguíneo e informação sobre doador de órgãos, além do uso exclusivo do CPF como identificação.
A validade do RG varia de acordo com a idade do titular: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos incompletos, e indeterminada para pessoas acima de 60 anos.
Como solicitar a CIN digital?
Para obter a CIN em formato digital, o cidadão deve receber o documento impresso e acessar o app GOV.BR; a emissão do novo RG é restrita a casos necessários e requer que as informações do CPF estejam atualizadas.