INSS confirma notícia que mudará a vida dos brasileiros
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acaba de confirmar nesta segunda-feira (10/7) um novo concurso que será aberto em breve e que mudará a vida de milhares de cidadãos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o secretário de Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal, revelou recentemente durante uma entrevista ao Jornal Nacional, exibido pela Rede Globo, sobre o próximo edital do concurso, surpreendendo os brasileiros que desejam mudar de vida.
Portanto, durante as declarações, o secretário afirmou que serão abertas cerca de 1.700 vagas para Perigos, com o intuito de recompor o quadro de servidores e diminuir a fila de espera no órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, o INSS voltou a falar sobre a necessidade notória de contratações por meio de concursos e citou alguns problemas do órgão, como a solicitação, que o próprio instituto deixou claro que o novo pedido já foi encaminhado ao Governo Federal, além de destacar que busca chamada de 250 aprovados no cadastro reserva do último certame.
Vale ressaltar que o último concurso para peritos ocorreu há mais de dez anos, e de acordo com levantamentos de maio de 2023, existem 2.384 cargos vagos no quadro da Carreira da Perícia Médica Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, aqueles que se interessam em participar do concurso devem seguir alguns requisitos, como possuir um diploma de conclusão de curso de Graduação de Nível Superior em Medicina, fornecido por Instituição de Ensino Superiror e credenciada pelo MEC, e ter registro regular no Conselho Regional de Medicina.
Quais são as atribuições do perito médico do instituto?
- Emitir parecer conclusivo quanto à incapacidade laboral de um indivíduo;
- Verificar sempre que necessário a análise da procedência dos benefícios previdenciários;
- Caracterizar estados de invalidez;
- Realizar auditoria médica;
- Realizar assessoramento técnico à representação judicial da União, das autarquias e das fundações públicas federais;
- Movimentar a conta vinculada do trabalhador ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, nas hipóteses previstas em lei, ligadas sempre à condição de saúde;
- Realizar exame médico-pericial, um elemento da avaliação biopsicossocial da deficiência, para fins previdenciários, assistenciais e tributários; entre outras atividades.