Notícia do INSS é confirmada e cai como bombo para os beneficiários que esperavam a volta do programa
Na tarde desta sexta-feira (07), o Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, vai liberar novamente o empréstimo consignado para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada, e isso caiu como bomba no colo do beneficiário.
Para quem não sabe, esse benefício é uma renda assistencial de um salário mínimo paga a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Inclusive, a liberação de empréstimos consignados já tem uma previsão de liberação, que no caso é no final de agosto deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Este consignado para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada foi autorizado em março de 2022, no governo de Jair Bolsonaro, e a regra permitia comprometer até 40% do benefício com o empréstimo cuja parcela é descontada do valor recebido da verba assistencial.
Porém, com o atual governo Lula, com várias críticas ao programa, o presidente havia suspendido a possibilidade com a medida provisória do Novo Bolsa Família, em março.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Só que nesta sexta-feira (07), anunciou o retorno do consignado para o BPC e o INSS deve reduzir para 35% o valor do benefício, que pode ser comprometido com o empréstimo. Sendo assim, pouco mais de R$ 460 reais por mês.
Vale destacar que o INSS permite uma margem de 45%, e o órgão ainda não informou se haverá uma taxa máxima de juros permitida, como ocorre nos outros programas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Foto vazada de Suzane Von Richthofen entrega aparência chocante e gravidez aos 41 é apontada: “Segundo filho”
● Tarifa acima de R$5 e fim de serviço vital na CPTM: Nunes e Tarcísio cravam 2 decretos no transporte público de SP
● Anvisa faz proibição contra 2 marcas populares de carne, azeite e retira de mercados após descoberta em 2024
QUANTAS PESSOAS RECEBEM O BPC?
Atualmente, mais de 5 milhões de pessoas recebem o BPC e, em maio deste ano, mais de 530 mil pessoas já estavam na fila do INSS aguardando uma resposta para conseguir o pedido da renda assistencial.