O Instituto Nacional de Seguridade Social está estudando uma prática para deixar o sistema menos burocrático e fácil para seus segurados
O INSS estuda uma proposta que visa facilitar a vida dos brasileiros para receber seus benefícios. Trata-se de uma nova forma para fazer a prova de vida dos segurados. A informação foi confirmada nessa quarta-feira (19).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+O choro de Bonner e Renata Vasconcellos ao vivo após perderem o chão com notícia: “Desculpa”
Segundo Alessandro Stefanutto, presidente do Instituto falou sobre o projeto que permite que a prova de vida seja realizada através da utilização dos cartões do transporte público do Distrito Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estamos nos articulando com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal para que um assegurado nosso, ao passar por uma catraca [de ônibus ou metrô] em que haja identificação biométrica, faça sua prova de vida”, explicou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo dessa prática é facilitar a realização do procedimento dos segurados da autarquia para provar que ainda estão vivos, e assim, aptos para continuar a receber seus benefícios. Após o teste, o programa deve ser estendido para outros estados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Coveiro responsável por enterrar assassino Lázaro Barbosa faz revelação inédita e perturbadora de velório
● Tchau, Uber: Nova lei trabalhista faz gigante dos apps encerrar atividades em cidade de país
● É oficial: Todos inscritos do Bolsa Família recebem notícia para saque mais desejado agora em dezembro
A partir desse ano, a prova de vida do segurado é realizada pelo próprio INSS através de cruzamento de dados constantes na base da autarquia e também de outros órgãos federais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que serve como prova de vida?
Em fevereiro, o INSS listou os procedimentos que podem ser utilizados como prova de vida para receber os benefícios da autarquia:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou a outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- Atualizações no CadÚnico; votação nas eleições;
- Vacinação;
- Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico; atendimento presencial nas agências do INSS e nas entidades ou instituições parceiras, desde que feito o reconhecimento biométrico e também no sistema público de saúde;
- Declaração do imposto de renda como titular ou dependente;
- Vacinação;
- Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- Emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de identidade, alistamento miliar, etc;
- Recebimento de benefício com a utilização de reconhecimento biométrico.