Muitas pessoas sonham em se aposentar o mais rápido possível, e algumas doenças podem fazer com que a aposentaria chegue mais rápido
A aposentadoria por invalidez do INSS é uma modalidade importante para os segurados que ficam impossibilitados de trabalhar devido a problemas de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O INSS reconhece diversas doenças que podem garantir a concessão dessa aposentadoria, desde que comprovadas por laudos e avaliações médicas. As informações são do Pronatec.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais doenças se enquadram para aposentadoria?
Algumas das doenças que se enquadram para a concessão da aposentadoria por invalidez incluem hepatopatia grave, cegueira, hanseníase, esclerose múltipla, cardiopatia grave, tuberculose ativa, AIDS, nefropatia grave, contaminação por exposição à radiação, transtornos mentais graves, doença de Parkinson, doença de Paget em estado avançado, paralisia incapacitante e irreversível, e espondilite anquilosante.
Pessoas portadoras de depressão também podem solicitar a aposentadoria por invalidez, porém, é necessário passar por uma avaliação para determinar a gravidade da doença. Em 2022, mais de 200 mil afastamentos por transtornos mentais foram concedidos pelo INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante destacar que a concessão da aposentadoria por invalidez requer uma análise cuidadosa dos documentos e da situação de cada segurado, sendo fundamental buscar informações e orientações junto ao INSS para obter o benefício de forma adequada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como acessar o benefício do INSS?
A consulta do benefício pode ser feita de várias maneiras. Segundo a CAIXA, uma delas é através da central de atendimento da CAIXA, ligando para o número 111 e selecionando a opção 7. Outra opção é ligar para o número 0800 726 0207 e selecionar a opção 7 também.