Notícia divulgada hoje (26) acaba de chegar como grande vitória a milhares de brasileiros que anseiam por benefícios do INSS
E uma nova notícia divulgada hoje, terça-feira (26), acaba de chegar como grande vitória para milhares de brasileiros que anseiam um benefício do INSS.
Já falamos em inúmeras matérias a situação em que o Instituto se encontra quanto as filas intermináveis aonde milhares de cidadãos tentam conseguir ter um auxílio ou benefício concedido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas agora as coisas podem mudar para melhor, uma decisão crucial divulgada por Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social, pode mudar o curso da situação!
Ainda há esperanças …
De acordo com o portal oficial da Câmara dos Deputados, em uma audiência realizada no último dia 20, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou a meta de reduzir, até o fim do ano, a fila de concessão de benefícios.
Ele aposta em “ações estruturantes”, como informatização, análise documental sem passar pela perícia, por meio do serviço ATESTMED, cruzamento de dados com outras instituições federais (Marinha e Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento e Assistência Social) e lançamento do Programa PREVMóvel para atendimento itinerante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com Lupo, essa redução da fila é o principal desafio da Previdência, sobretudo diante da recente alta na solicitação de benefícios:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Em agosto, mais de 1 milhão de brasileiros entraram com algum pedido dentro “Meu INSS” ou na Previdência Social. Pedido de todo tipo, como aposentadoria, pensão, salário-acidente, salário-gestante, entre outros. É o recorde da nossa história”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Lupi, além de resolver o problema da fila “herdado” de governos passados, é preciso analisar os pedidos atuais e ainda estipulou um prazo para que tais pedidos sejam devidamente resolvidos:
“O nosso esforço é que, até o fim de dezembro, consigamos enquadrar esses pedidos no prazo máximo permitido por lei, que é de 45 dias. Coloco isso como o maior desafio da minha vida”.
Lupi ainda reafirmou o papel estratégico da Previdência, que hoje atende mais de 38 milhões de brasileiros ao custo mensal de R$ 50 bilhões:
“60% dos municípios brasileiros são sustentados pelo dinheiro da Previdência: por nossos aposentados, pensionistas. Não se pode tratar esse grande programa social apenas com o número matemático de superavitário ou deficitário”.
Mas por que essas filas do INSS estão cada vez intermináveis?
De acordo com o portal UOL, a principal causa das filas são a falta de servidores.
Em dez anos, o número de servidores passou de 39 mil para 19 mil. No mesmo período, a quantidade de peritos médicos federais caiu de 7 mil para 2,9 mil, ainda segundo a pasta.
Governo cita alta demanda. Ainda de acordo com o Portal, o Ministério da Previdência Social também afirmou que a fila é causada pela demanda “significativamente maior” do que a atual capacidade de análise do INSS*.
*Para saber mais a respeito desse assunto, clique aqui
Nos últimos cinco anos, 12,7 mil servidores se aposentaram. Dados da Fenasps, federação de sindicatos dos trabalhadores da Previdência, mostram que o número de aposentadorias de servidores do INSS disparou nos últimos cinco anos.
De 2017 a 2022, foram 12.743 — 41% a mais do que o acumulado nos 15 anos anteriores (9.047). Só em 2019, quando foi aprovada a reforma da Previdência, mais de 6 mil servidores se aposentaram.