CONFIRA

O martelo está batido: Notícia do INSS sobre decisão em MUDANÇA da aposentadoria cai como bomba agora

30/06/2023 às 21h36

Por: Sophia Gonçalves Villanueva
Imagem PreCarregada
Aposentadoria especial do INSS passou por mudanças em 2019 (Foto: Reprodução/ Internet)

Notícia do INSS cai como bomba sobre aposentadoria

Na tarde desta sexta-feira (30), notícia sobre o INSS referente à aposentadoria cai como bomba, afinal, mais uma vez, o Supremo Tribunal Federal adiou o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade, que, no caso, contesta a mudança nas regras sobre a aposentadoria especial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, essa lei foi implementada após a reforma da Previdência no ano de 2019. Inclusive, essas mudanças alcançaram a idade mínima, o cálculo e a conversão de tempo para pedir o benefício, além de conseguir criar uma regra de transição.

Sobre o julgamento, a análise havia sido retomada na semana passada, de maneira virtual, e acabaria na tarde de hoje, porém, o ministro Dias Toffoli pediu o destaque do processo, para que ele fosse votado no plenário de maneira física. E com isso, o julgamento começará do zero e até o momento não tem data definida para isso acontecer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentados no INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Aposentados no INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Como dito acima, o julgamento agora, começa a partir do zero. Porém, na primeira vez em que houve uma reunião, onde o relator da ação, o ministro Luís Roberto Barroso, considerou constitucionais as mudanças da reforma e votou contra os pedidos da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria. Já o ministro Edson Fachin, não concordou com Luís Roberto Barroso.

App do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

App do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

COMO FICARIA A APOSENTADORIAS APÓS AS MUDANÇAS?

Com a reforma, a aposentadoria especial passou a exigir idade mínima;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • 55 anos para mineiro do subsolo
  • 58 para mineiro na rampa
  • 60 anos para os demais trabalhadores expostas aos agentes nocivos.

Além disso, também mudou o cálculo do benefício. No caso, antes era 100% da média dos 80% maiores salários desde julho de 1994, e agora, o percentual passou a ser de 60% mais 2% a cada ano.

Aposentados (Foto: Reprodução/ Internet)

Aposentados (Foto: Reprodução/ Internet)

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria
INSS

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.