Bolsa Família deixa algumas famílias sem pagamentos
Uma notícia envolvendo cadastrados no Bolsa Família pode cair como um balde água fria, isso porque, muitas pessoas que fazem parte do programa, não necessariamente recebem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas qual o motivo disso? Trata-se das famílias que se inscreveram, mas não tiveram as análises concluídas. Conforme informações do G1, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, destaca que há neste momento 494.362 famílias que poderiam, mas não estão recebendo os valores do programa.
Em nota ao G1, o ministério destacou que o Sistema de Benefícios do programa “ficou indisponível entre junho e junho em diversas de suas funcionalidades, entre elas a manutenção de ações de administração de benefícios como a habilitação, seleção e concessão.”
Assim, essa fila chegou a quase meio milhão de famílias e é um dado angustiante para quem precisa do benefício. Houve um aumento de 12% nessa fila em relação ao mês de mai, quando teve esse levantamento feito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse aumento no mês de agosto foi esclarecido pelo ministério, que disse que o fluxo de entrada e saída do programa passa por revisões mensais, “conforme o ciclo operacional da folha de pagamento do programa” e que “as ações de aperfeiçoamento da gestão (…) estão orientadas no sentido de manter a eficiência do gasto público, evitando o ingresso de famílias que apresentarem informações cadastrais inconsistentes”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A situação de pobreza e o quantitativo de famílias sofre variações de acordo com o ritmo das ações de gestão da folha de pagamento e de atualização cadastral, entre outras variáveis. Isso pode resultar em aumento ou diminuição do número de famílias”, disse ainda o ministério por meio de sua assessoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ESTÁ FALTANDO ORÇAMENTO?
O G1 questionou ao ministério se algum bloqueio orçamentário tem relação com a falta de pagamentos a essas pessoas e eles disseram que “a redução na dotação orçamentária do Bolsa Família foi feita a título de bloqueio, que é passível de revisão de acordo com demandas de atendimento à população”.