Novidade sobre o Banco Central acaba de atualizar brasileiros sobre as expectativas do PIB nos próximos anos do governo de Lula
Uma boa notícia acaba de colocar uma dose de otimismo sobre a economia brasileira. O Banco Central acaba de avaliar que existe uma projeção de crescimento em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do país.
De acordo com o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (26), a expectativa de crescimento do PIB, que é a soma dos bens e serviços produzidos no país, aumentou de 2,14% para 2,18%, entre a semana passada e esta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse aumento é considerável em relação há quatro semanas, quando a previsão era de crescimento de 1,26%. Com esse resultado, se mantém uma sequência de sete semanas de alta nas expectativas financeiras.
Os dados do boletim Focus apontam até mesmo para uma melhora do mercado em 2024. A expectativa é de crescimento de 1,22% do PIB. Há uma semana, o mercado previa crescimento de 1,2%. Para os anos subsequentes (2025 e 2026), o mercado projeta altas de 1,83% e de 1,92%, respectivamente.
INFLAÇÃO
Em relação à inflação e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as projeções caíram de 5,12 (estimativa divulgada na semana passada) para 5,06, conforme divulgado no boletim desta semana. Para quem não sabe, o boletim Focus apresenta semanalmente as projeções para os principais indicadores econômicos do país.
O QUE MINISTRO DA AGRICULTURA DISSE SOBRE O BANCO CENTRAL?
Uma declaração d0 ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, expos uma situação delicada sobre o Banco Central. Nesta segunda-feira (26), o ministro falou sobre a manutenção da taxa básica de juros em 13,75% ao ano, e afirmou que o Banco Central precisa decidir se o Brasil vai crescer.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Melhor que FIM da tarifa dinâmica: Uber confirma 12 alertas para salvar passageiros durante corridas em 2025
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
“O Banco Central precisa tomar a atitude de decidir se o Brasil vai crescer ou não vai crescer”, disse o profissional, criticando a decisão do BC sobre a manutenção da taxa, a fim de conter a inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE