Um serviço amado pelos brasileiros, oferecido pelo Banco Itaú, pode estar com seus dias contados e verdade é essa
E uma notícia avassaladora envolvendo um serviço amado pelos brasileiros, oferecido pelo Banco Itaú e que possa estar em seus últimos dias, caiu como uma verdadeira bomba entre clientes e fãs do mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da rede que atualmente é conhecida como Itaú de Cinema, que bem perto de completar seus 30 anos de existência, pode perder seu maior patrocinador a qualquer momento.
Por dentro da situação
De acordo com o portal Folha de .Paulo, pessoas ouvidas pela coluna de Mônica Bergamo, representantes do Itaú Unibanco já manifestaram que o banco não deve mais investir nessas amadas salas de cinema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Presente atualmente em complexos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o Espaço Itaú é um dos últimos redutos de cinéfilos no país, que assim como essa que vos escreve, tem apreço por sua programação que mistura a exibição de filmes comerciais com produções independentes.
Fechamento de unidades e a revolta dos fãs
No ano de 2021, a rede anunciou o fechamento das unidades de Salvador, Curitiba e Porto Alegre, que totalizavam 17 salas. À época, segundo comunicado emitido, foi alegado que elas vinham operando com uma taxa de ocupação inferior a 20% desde o ano de 2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também foi afirmado na ocasião que a instituição intensificaria a sua atuação por meio da plataforma de streamig gratuita Itaú Cultural Play.
Para fãs do espaço, o anúncio do encerramento foi feito de forma abrupta, o que provocou bastante indignação. Ainda de acordo com o portal, o Itaú Unibanco não explicou o fim do patrocínio e voltou a destacar o serviço de streaming.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma nota divulgada o banco Itaú reforçou o compromisso em oferecer o acesso à educação e à cultura, por meio de uma série de iniciativas relacionadas ao audiovisual brasileiro, porém dando ênfase a plataforma de streaming.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E ainda mencionou a parceria com parceiros que auxilia o projeto a continuar com esse proposito tão importante pro país.
A luta pelo sonho
No mercado, especulações sobre a saída da instituição financeira do negócio vêm sendo comentadas há alguns meses. Atualmente, a rede tem um total de 40 salas, sendo 25 em São Paulo, nove em Brasília e seis no Rio de Janeiro.
Esse projeto, visto como um verdadeiro sonho para tantos amantes da sétima arte, teve sua primeira unidade inaugurada no mês de outubro do ano de 1993, na icônica rua Augusta, que abriga diversas “tribos”, na cidade de São Paulo, por iniciativa do sociólogo e cineclubista Adhemar Oliveira.
Vale dizer que, além de cinema, ele conseguiu reunir no local uma livraria e café. Em seu início, levava o nome do seu primeiro patrocinador: Espaço Banco Nacional de Cinema.
Após a falência da instituição, passou a ser patrocinado pelo Unibanco e, desde o ano de 2010, se consolidou como rede Itaú de Cinema. É bom frisar que Oliveira segue como sócio e operador de toda a rede.
Sem o selo Itaú, o empresário conseguiu reabrir as salas fechadas de Salvador e Porto Alegre com outros parceiros e a de Curitiba segue fechada.
O que pode ter causado essa “crise” no espaço?
Muitos motivos podem ter levado esse serviço a ter esse desfecho mas tudo indica que essa situação possa ter sido ocasionada pela concorrência massiva da Tv e principalmente das plataformas de streaming.
O setor vive uma crise que vem se intensificando nos últimos anos, principalmente após a pandemia.
Afinal de contas durante a crise sanitária ninguém saia e as salas de cinema bem como casas de espetáculos estavam fechadas para evitar aglomerações, e esse setor, como muitos sabem, foi o MAIS PREJUDICADO.
Mas com os sucessos recentes de público por conta dos filmes “Barbie” e “Oppenheimer”, ainda floresce a esperança entre entusiastas do segmento.
A Sociedade dos Amigos, Moradores e Empreendedores de Cerqueira César e Consolação (Samorcc), que lidera a campanha pela preservação do Anexo do Espaço Itaú, também localizado na rua Augusta, diz ter recebido com surpresa a notícia, e que seguirá na luta pela manutenção dos cinemas.
O que nos resta é torcer para ter o melhor desfecho e que essa situação seja revertida.