Ameaça de falência anda preocupando uma grande montadora de veículos
E as recentes ondas de falência e ameaças de fechamento não estão perdoando ninguém. Nos últimos meses, nos deparamos com muitas empresas famosas e nomes fortes no mercado financeiro que sucumbiram com a crise e faliram e outras ainda estão na corda bamba*SAIBAMAIS*
Agora é a vez de uma famosa montadora de veículos sofrer momentos de tensão e incertezas quanto ao futuro da empresa. Estamos falando da americana Lordstown Motors, uma startup estadunidense de veículos elétricos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na última segunda-feira (1) ela anunciou oficialmente que está correndo grandes riscos de falência caso a Foxconn, empresa de componentes eletrônicos, desista de fazer um acordo.
Tal informação caiu como uma verdadeira bomba e a preocupação tomou conta de muitos. Vale mencionar que a Lordstown Motors já comunicou o órgão regulador dos mercados dos Estados Unidos sobre a situação.
Em queda livre …
A empresa que pode se tornar inadimplente, afirma ter recebido uma carta da Foxconn, fabricante de chips com sede em Taiwan. No conteúdo do documento, a empresa deixa claro que pretende fazer um acordo para com a fabricante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a CNBC, a fabricante explica ter desistido do acordo após Lordstown supostamente ter violado uma cláusula diante da queda de suas ações, marcando menos de um dólar em 30 sessões seguidas.
A situação é tão grave que pode gerar a exclusão da empresa do índice Nasdaq.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
Somente na segunda-feira, as ações da empresa chegaram a cair 52,01%, indo para 0,251 dólares. Em determinado momento, a queda teria aliviado para 47,23%, indo para 0,276 dólares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mês de maio de 2022, a Foxconn realizou a compra da fábrica da Lordstown em Ohio. Após o feito, ambas as empresas firmaram o acordo de que a Foxconn aplicaria um investimento de 170 milhões de dólares na fabricante de veículos.
A Foxconn cumpriu parte do acordo, injetando 52,7 milhões na empresa de veículos elétricos. Porém, o restante do valor não é garantido, o que pode levar a Lordstown à falência.
Apesar de o prazo para o investimento ser até 8 de maio, sem voltar atrás até o momento, a Foxconn forçou a Lordstown a comunicar seus investidores sobre o risco de falência. A fabricante de veículos elétricos afirma que tem avaliado possíveis alternativas para a situação.
Existe veículos elétricos circulando no Brasil?
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, a frota circulante de carros com algum tipo de eletrificação é de pouco mais de 126 mil unidades, e de 13.294 unidades quando considerados os automóveis 100% elétricos, conforme levantamento feito em dezembro de 2022.