ABSURDO

A notícia preocupante do INSS que foi confirmada no Jornal Nacional e atinge milhões

14/07/2023 às 20h00

Por: Fernanda Sermuknis
Imagem PreCarregada
Faixada de uma unidade do INSS (Imagem Reprodução Internet)

O principal jornal de notícias da Globo informou um fato preocupante da autarquia que atende milhares de brasileiros

O Instituto Nacional do Seguro Social acumula uma fila de mais de 1 milhão de pessoas a espera de uma perícia médica no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse dado foi apontado em uma notícia do Jornal Nacional, comandado por William Bonner e Renata Vasconcelos, no horário nobre da Globo.

Mais de 1 milhão de brasileiros aguardam na fila do INSS (Imagem Reprodução Internet)

Mais de 1 milhão de brasileiros aguardam na fila do INSS (Imagem Reprodução Internet)

+Descanse em paz: 3 carros AMADOS e POPULARES da FIAT que foram arrancados de montadoras e extintos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, um levantamento deu conta que 8 de cada 10 pessoas estão aguardando há mais de 45 dias por uma perícia do INSS. Vale ressaltar que, segundo a lei, a resposta não pode passar de um mês e meio.

Outro fato alarmante é que muitas dessas pessoas não conseguiram passar nem por uma perícia inicial e estão sem renda para se manter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O número apresentado esse ano é 14% maior do que no ano de 2022, onde  930 mil pessoas aguardavam uma perícia.

A Associação Nacional dos Peritos Médicos explica que 30% dos pedidos não são devidos, pois não atendem nenhuma regra para a solicitação de benefício, que é no caso de pessoas que não trabalham, crianças ou aposentados.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+A substituta oficial de Carolina Ferraz, já fixada pela Record, é alguém que brilhou na Band e você ama

Para Francisco Cardoso, vice-presidente da Associação Nacional de Peritos Médicos Federais, explica o porque das filas estarem zeradas na pandemia.

Fila gigante em uma unidade do INSS (Imagem Reprodução Internet)

Fila gigante em uma unidade do INSS (Imagem Reprodução Internet)

“O cidadão conseguia colocar remotamente um atestado médico, é feita uma verificação da credulidade desse atestado, sem entrar no mérito da incapacidade, e o benefício era concedido às custas do INSS. Isso fez com que não tivéssemos fila durante a pandemia”, contou.

Solução

Segundo o Secretário de Regime Geral da Previdência Social, o Governo Federal vai abrir concurso para autarquia, possibilitando a contratação de 1,7 mil peritos, com a finalidade de acabar com a espera de forma rápida.

+Martelo batido: Nova lei de TRÂNSITO traz alerta geral aos que precisam renovar a CNH e IMPEDIMENTO

“Vai permitir a realização de perícias em contraturno e em finais de semana. E ainda, a partir daí, a realização de mutirões por todo o Brasil”, explicou.

O Tribunal de contas da União também aprovou a criação da teleperícia, como forma de facilitar a acessibilidade e diminuir a espera dos segurados.

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo das novelas e dos realities, adoro escrever sobre tudo o que acontece nas tramas, fazer resumo de capítulos e das conversas e brigas entre os confinados. Amo animais e viajar. Minha rede social: @fe.muknis

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.