Pare tudo o que você estiver fazendo para saber detalhes sobre a péssimo notícia do Instituto Nacional do Seguro Social
Antes de mais nada, é muito importante deixar claro que o INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, se trata, em suma, de uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, dito isso, todos precisam saber também que uma notícia ruim para aposentados acaba de chegar e o INSS está fazendo corte para este grupo. Vamos conferir detalhes?
Bom, de acordo com informações do portal Jornal JF, o número de aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS é, em média, de 38 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, é muito importante que, para que todos os aposentados e pensionistas continuem recebendo seus benefícios, eles atendam regras emitidas pelo INSS. Assim, tais regras são realizadas para que os atendimentos continuem sendo realizados com excelência, transparência e segurança sem prejudicar aqueles que precisam dos valores todos os meses para a sobrevivência.
Como exemplo, podemos citar a Prova de Vida, que é usado para manter a execução dos serviços e também a transferência correta das aposentadorias, pensões e outros benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, se por acaso o INSS, precise contactar o seu segurado, e acabe indo atrás deste, e não conseguir encontrá-lo, ele pode entrar para um grupo de cortes da autarquia. Ou seja, e se nada for feito, o beneficiário pode perder a sua aposentadoria ou pensão, por exemplo. Digamos que a regra de comprovar que está vivo, se torna mais uma vez, do beneficiário.
Quais benefícios do INSS estão sofrendo cortes?
É por isso que falamos que o INSS busca a realização desses procedimentos para manter a segurança, transparência a plena execução dos serviços!
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, recentemente, mais precisamente em 9 de outubro de 2023, o INSS divulgou a lista de servidores inativos e pensionistas de funcionários do órgão que terão o pagamento suspenso por não atenderem a convocação e respectiva notificação para realizar a prova de vida anual, referente aos aniversariantes de julho de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Na hipótese de moléstia grave ou de impossibilidade de locomoção, deverá ser solicitada visita técnica para comprovação de vida do titular do benefício”, ficando o pagamento restabelecido provisoriamente até que seja realizada a visita”, informa o Diário Oficial da União (DOU).
Dessa forma, como já foi dito, tais procedimentos são utilizados para averiguar que o beneficiário continua vivo e apto a receber os valores devidos. Caso não seja possível a comprovação, o benefício poderá ser cortado.