Novo salário mínimo é divulgado e pode afetar trabalhadores do Brasil
Na última segunda-feira (10), saiu uma notícia sobre o novo salário mínimo, que no caso afeta os trabalhadores. Para quem não sabe, no mês de maio, o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional, o projeto de lei [PL 2385/2023], que propõe um novo cálculo para o reajuste anual do salário mínimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E no caso, o que poucos sabem, é que essa medida tem o potencial de reajuste acima das expectativas dos trabalhadores, para o ano de 2021, podendo chegar minimamente, ao valor de R$ 1.441 reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o anúncio do governo, os reajustes anuais do salário mínimo serão calculados levando em consideração o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos últimos 12 meses, e também o PIB (Produto Interno Bruto) do ano anterior, com um intervalo de dois anos.
Sendo assim, em 2024, o crescimento econômico de 2022 vai ser considerado para determinar o novo valor do salário mínimo. E no caso, essa medida é para garantir uma atualização mais precisa e certa do contexto econômico no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Com isso, o projeto de lei vai oferecer uma oportunidade de estabelecer os próximos reajustes do salário mínimo, afinal, a proposta é retornar à regra de aumento baseada no PIB e na recomposição das perdas inflacionárias por meio do INPC.
Inclusive, essas diretrizes também visam garantir melhor o reajuste mais condizente com a realidade econômica em que o Brasil se encontra e também sobre o poder de compra da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANDO SURGIU A LEI DO SALÁRIO MÍNIMO NO BRASIL?
Em 1940, no dia 1° de maio, dia do trabalhador, foi instituída a lei do salário mínimo no Brasil, por Getúlio Vargas, que na época era o presidente do Brasil.