IMPORTANTE
Acaba de chegar EXCELENTE notícia sobre o INSS que cai como um presente no colo de aposentados
18/08/2023 às 22h00
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social estão comemorando com comunicado emitido recentemente
O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) deu luz verde à redução das taxas de juros para empréstimos consignados concedidos a aposentados do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aprovada com 14 votos favoráveis e um contrário, a medida estabelece uma nova taxa máxima para empréstimos consignados convencionais, descontados diretamente do pagamento dos aposentados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A taxa passa de 1,97% para 1,91% ao mês. Para os empréstimos através de cartão de crédito consignado, o limite de juros foi ajustado de 2,89% para 2,83%.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, destacou a possibilidade de revisão das taxas se a taxa básica de juros (Selic) continuar a cair.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O CNPS poderá rever novamente para baixo o limite de juros para os empréstimos consignados para aposentados do INSS, de acordo com informações do portal G1. Lupi comunicou durante uma reunião do CNPS que, em colaboração com o Ministério da Fazenda, Banco do Brasil e Caixa Econômica, estão propondo as novas taxas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula ciente: INSS emite 4 alertas de FIM de benefício para pensionistas e mudança na lei para 2025
● 10km/L e na casa dos R$70 mil: 5 carros, incluindo queridinho da Fiat, para você comprar em 2025
● Adeus HB20 e queridinho da Renault: Uber divulga lista com 10 carros banidos do App em 2025
As alterações também trazem mudanças práticas, incluindo a formalização do desconto do consignado do INSS através da biometria, que assume o papel da assinatura do segurado.
O aposentado ou pensionista deve apresentar um documento de identificação oficial com foto junto ao Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Acesso ao crédito sem biometria é permitido, desde que a contratação do empréstimo ocorra diretamente no banco, financeira ou canais eletrônicos da instituição. A contratação por ligação telefônica não é autorizada.
Novas regras também determinam que informações essenciais sobre o consignado devem ser notificadas aos aposentados do INSS, incluindo taxas de juros mensal e anual, data do primeiro desconto, Custo Efetivo Total (CET), valor pago a título de dívida do cliente, valor do IOF incidente sobre a operação, e informações diárias das taxas de juros para diferentes operações. Além disso, é importante que o número do SAC ou CAC seja disponibilizado.
Quais as vantagens do crédito consignado?
O crédito consignado do INSS oferece vantagens consideráveis em comparação a outros tipos de empréstimos, tais como taxas de juros mais baixas, prazos mais extensos de pagamento (até 84 meses), ausência de consulta ao SPC ou Serasa, desconto direto na folha de pagamento ou benefício previdenciário, e um processo de contratação simples e rápido.
Autor(a):
Fernanda Sermuknis
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo das novelas e dos realities, adoro escrever sobre tudo o que acontece nas tramas, fazer resumo de capítulos e das conversas e brigas entre os confinados. Amo animais e viajar. Minha rede social: @fe.muknis