Brasileiros poderão alcançar o sonho de ter um carro popular na garagem e noticia causa entusiasmo geral
Como foi mencionado em matérias anteriores, uma das maiores paixões nacionais são os carros. Porém, diante de todo o cenário da escassez de peças, e com isso, os veículos ficando cada vez mais caros, o sonho de obter um automóvel parece estar cada vez mais distante *SAIBAMAIS*.
Entretanto, o presidente da Stellantis ( Montadora da Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall) na América do Sul, Antonio Filosa, apresentou um plano que visa baratear os carros vendidos no Brasil.
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O plano foi exposto na última semana, durante um seminário organizado pela agência AutoData. Durante a apresentação do seu projeto, Filosa defendeu o chamado “sistema de soluções articuladas”, que é uma espécie de nova câmara setorial automotiva.
O empresário acredita que as instituições representativas de diferentes segmentos, como a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea) e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), devem se unir ao Governo Federal afim de encontrar soluções para o caso.
Além do consumo
Além da criação de um sistema, o projeto também levanta questões além do consumo em si, como relação à carga fiscal, acesso ao crédito e o desenvolvimento de empregos.
Antonio Filosa ainda indicou o caminho a ser seguido: “Para fazer isto, é preciso surpreender o mercado com novas tecnologias e novas soluções, por exemplo, de descarbonização, trabalhar com os concessionários e fornecedores” – Iniciou ele que continuou:
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“A demanda por mobilidade no Brasil não mudará, por questões demográficas. Hoje, ela é distribuída em transporte público, carros novos e usados, motos e serviços de mobilidade, como Uber”
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Por fim ele ainda concluiu argumentando que se conseguirem fazer o projeto ter sucesso, haverá uma grande queda na procura das motocicletas, visto que as mesmas possuem um custo bem mais baixo, o que irá beneficiar tanto a indústria como os consumidores
Carros não tão populares assim
Há muitos anos que o termo “carros populares” ficou um tanto quanto defasado em relação à realidade brasileira, devido a alta nos preços praticados pelo mercado automobilístico.
Qual marca de carro mais procurada pelos brasileiros?
Segundo o portal Edital Concursos, os dois carros mais procurados e vendidos atualmente no Brasil, é o Fiat Mobi e o Renault Kwid. Porém, devido a alta dos preços, ambos ultrapassam a faixa de R$ 70 mil.
O que é uma diferença gritante, sendo que, comparado ao ano de 2018, por exemplo, um carro popular das marcas saia na faixa de 30 a 40 mil reais