Saiba como a nova carteira do idoso pode oferecer isenção em farmácias e benefícios extraordinários, trazendo mais qualidade de vida para quem tem mais de 60 anos
Para garantir uma melhor qualidade de vida dos brasileiros, ainda mais aos idosos 60+, foi autorizada uma série de benefícios para o grupo mencionado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal FDR, tais vantagens são oferecidas por meio de um documento batizado de carteira do idoso.
Mais sobre o documento
Em suma, o documento foi criado para que o idoso consiga acessar os benefícios de forma prática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, a comprovação do direito é realizada apenas por meio da apresentação da carteira.
Porém, ainda de acordo com o portal, o documento passou por uma recente modificação, simplificando a emissão do documento e levando maior praticidade para a vida dessas pessoas que, em sua maioria, dependem de benefícios do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lista de benefícios:
Conforme dito acima, através do documento, esses idosos conseguem obter isenções e descontos em:
- Transporte público: A gratuidade permite que idosos possam se deslocar com maior facilidade e participar mais ativamente da vida urbana e social.
- Viagens interestaduais gratuitas: Idosos de baixa renda têm direito a duas passagens gratuitas em ônibus interestaduais. Caso essas vagas estejam ocupadas, os demais idosos têm direito a um desconto mínimo de 50% no preço das passagens.
- Medicamentos: Idosos conseguem disponibilidade de medicamentos gratuitos conforme prescrição médica.
- Atendimento jurídico prioritário: De acordo com a Resolução STF 408/2009, pessoas com 60 anos ou mais, ou com doenças graves, têm prioridade de tramitação em todas as instância.
- Lazer: Descontos em ingressos para eventos culturais, esportivos e de lazer, garantindo a meia-entrada
Nem precisa dizer que esses benefícios extraordinários caem como uma “mão na roda” na rotina dos idosos não é mesmo? Veja abaixo como solicitar:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei chega com isenção do IPVA milhares de donos de carros da Fiat, Volks e Chevrolet em 2025
● Vai doer no bolso: Sabesp anuncia fim no desconto na conta de água e comunicado cai como bomba em SP
● A Enel esconde de você: 7 dicas infalíveis ainda em 2024 para baixar a conta de luz em até 85%
Como emitir o cartão do Idoso?
- Para emitir sua carteira do idoso, o cidadão precisa acessar o site criado pelo Governo Federal para a liberação do documento e a plataforma está disponível através deste link;
- Ao entrar, o cidadão precisa utilizar a sua conta Gov.br para acessar o sistema e caso não possua o cadastro, o idoso consegue criá-lo gratuitamente no próprio site;
- Após entrar, ele deve preencher um formulário com os seus dados pessoais;
- Levar documentos como RG, CPF e comprovante de residência atualizado;
- Caso os dados informados estejam corretos, o cidadão poderá imprimir o documento e utilizá-lo no cotidiano para ter acesso a todos esses benefícios.
Conclusões finais:
Em suma, o cartão do idoso é uma iniciativa que busca garantir mais direitos e facilidades para a população acima de 60 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através dos benefícios citados ao longo da matéria, ele visa melhorar a qualidade de vida dessa faixa etária, proporcionando mais autonomia e dignidade.
No entanto, é importante que haja uma maior divulgação e acessibilidade do cartão, para que todos os idosos possam acessar tais benefícios.