Urgente!

Urgente: Nova doença letal se espalha pelo mundo, situação de emergência é acionada e aeroportos preparados

15/08/2024 às 11h34

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Nova doença letal atinge estado emergência global (Reprodução/Montagem/Hits Vale News/Canva)

Estado de emergência de saúde pública é acionado pela OMS com a chegada de nova doença viral e letal

Após a pandemia do Covid-19 que acumulou milhares de infectados e mortos por todo o planeta, uma nova doença letal atinge novamente a população e começa a se espalhar pelo mundo, deixando milhões desesperados com a possibilidade de uma nova pandemia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, para aqueles que ainda não sabem, a Varíola M, conhecida como mpox e antes chamada de “varíola dos macacos”, passou a ser considerada uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.

De acordo com o portal Terra, a emergência de saúde pública foi tomada nesta última quarta-feira (14) pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), após uma reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional em Genebra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A doença teria se originado na África se espalhando pela República Democrática do Congo e posteriormente, para milhares de outros países. Mais de 14 mil casos e 524 mortes foram relatados até agora em território congolês, o que supera o total do ano passado.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, foram notificados 709 casos este ano, resultando em 16 mortes. Destas, 5 ocorreram no Rio de Janeiro, 4 em Minas Gerais, 3 em São Paulo, e 1 em Mato Grosso, Maranhão, Santa Catarina e Pará, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, antes mesmo da declaração de emergência internacional, os aeroportos já haviam iniciado protocolos de segurança, para que essa nova doença não se dissemine por todo o mundo e a situação não fique descontrolada, como ocorreu com o coronavírus em 2020.

Segundo informações do AeroMagazine, o governo local da Nigéria elaborou um formulário de declaração de saúde para passageiros internacionais para orientar sobre a disseminação da nova cepa da doença.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, companhias aéreas como a British Airways, que mantém voos regulares de Londres (LHR) para Lagos (LOS) e Abuja (ABV), devem garantir o preenchimento do documento antes do embarque para o país.

Vale ressaltar que a mpox é uma infecção viral, suas principais formas de transmissão são o contato próximo com pessoas ou animais doentes, ou seja, de forma direta (com fluidos corporais) ou indireta (com pertences do doente).

O sintoma mais característico são lesões de pele. Inicialmente surgem pequenas bolhinhas que, com rapidez, aumentam e se transformam em bolhas com pus. Ao romperem, provocam a formação de crostas e de pequenas feridas.

Atualmente, o tratamento dos casos de mpox é feito com medidas de suporte clínico com o objetivo de aliviar sintomas; prevenir e tratar complicações e evitar sequelas. 

Segundo a OMS, meio milhão de doses de vacina contra a doença estão em estoque, e outras 2,4 milhões podem ser produzidas até o fim do ano.

O que fazer se caso você sentir os sintomas da mpox (Varíola M)?

Se você achar que tem sintomas compatíveis de mpox, a OMS recomenda que você procure uma unidade de saúde para avaliação e informe se teve contato próximo com alguém com suspeita ou confirmação da doença. Se possível, isole-se e evite contato próximo com outras pessoas. Higienize as mãos regularmente e siga as orientações para proteger outras pessoas da infecção.

Feridas em forma de bolinhas é o principal sintoma da mpox (Reprodução/Diário do Nordeste)
Feridas em forma de bolinhas é o principal sintoma da mpox (Reprodução/Diário do Nordeste)
Varíola do macaco é uma infecção viral e letal (Reprodução/G1))
Varíola do macaco é uma infecção viral e letal (Reprodução/G1)
Mpox chega em situação de emergência global em 2024 (Reprodução/Expresso)
Mpox chega em situação de emergência global em 2024 (Reprodução/Expresso)

emergência
OMS
Sintomas
Varíola do macaco

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.