Nova epidemia? Governo instala centro de monitoramento após aumento de doença
O Ministério da Saúde instalará um Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses) para monitorar o rapido crescimento de casos graves e mortes em decorrência de doenças transmitidas através do mosquito Aedes aegypti.
Comparado a 2022, os números de casos destas doenças aumentaram muito em todo o território nacional. Para dengue houve um aumento de 43,8% e 97% para chikungunya. Devido a estes crescentes aumentos, o governo decidiu instalar o COE.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo do centro é orientar estados e municípios a realizar ações de vigilância sanitária, com enfoque nos aumentos dos casos de dengue e chikungunya e evitar a proliferação do mosquito e assim, uma nova epidemia, que vem preocupando o governo.
De acordo com Alda Maria da Cruz, então diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), o número de casos está aumentando de maneira assustadora: “Identificamos crescimento em alguns estados, o que nos deixa alerta. Já estamos enviando equipes de campo para traçar um diagnóstico da situação nessas áreas e vamos reforçar o monitoramento do cenário das arboviroses em todo o país. Nossa prioridade é sensibilizar a população, para que assim possamos controlar o avanço da transmissão dessas doenças”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO PREVENIR?
Dengue, zika e chikungunya são doenças transmissíveis e que infectam o ser humano através do mosquito Aedes aegypti, comumente conhecido na população como “mosquito da dengue”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os sintomas das doenças são semelhantes. Para dengue, os principais sintomas são febre a partir de 38ºC, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e/ou manchas vermelhas no corpo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A melhor forma de prevenir, é evitando que o mosquito se prolifere. Então, para isso, é necessário evitar quaisquer acúmulo de água parada, onde as larvas do mosquito se desenvolvem. É muito importante conferir pneus, garrafas, vasos de planta, tapar qualquer recipiente que contenha água, limpar calhas, ralos e assim por diante.