Nova estação do metrô chegará para paulistanos em breve
No mês de outubro, uma notícia excelente envolvendo uma nova estação de metrô no coração de São Paulo animou diversos paulistas.
Nesta sexta-feira, 22, iremos mostrar todos os detalhes sobre a nova estação, de R$ 18 milhões, e como está a sua situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da 17-Ouro. No dia 18 de outubro, o Metrô de São Paulo assinou o contrato de serviço de apoio e assessoria na verificação, análise e aprovação dos projetos executivos remanescentes da linha.
Nova estação
No ano de 2012, a Linha 17-Ouro começou a ser construída, porém, no ano de 2014, as obras na Zona Sul de São Paulo foram paradas pela primeira vez.
Em seguida, as obras ficaram paralisadas por 10 anos até que em setembro de 2023 foram retomadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Linha 17 ligará, através de um ramal, o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, com uma extensão comercial de 6,7 quilômetros e 8 estações.
Retomada
Parada há anos, o Governo de São Paulo assinou o contrato de R$ 18 milhões para a retomada, de acordo com apurações do TV Foco e informações do Diário do Transporte.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Abandono e estado deplorável: Fim de 3 estações do metrô de SP deixa paulistas sem chão
● Adeus, Bilhete Único do RJ: Bloqueio do benefício atinge 30M cariocas por 1 único motivo e atinge metrôs
● Fim do pagamento no metrô, CPTM e ônibus de SP: Bilhete Único com isenção é garantido a 3 grupos de paulistas
O vencedor da licitação foi o Consórcio Verificador Linha 17, composto pelas empresas Pini Group Brasil Ltda e Metroeng Engenharia Ltda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o novo contrato contempla serviços de apoio na ligação entre as estações Washington Luís e Morumbi, incluindo o Pátio Água Espraiada e Subestação Primária Bandeirantes.
Por exemplo, os serviços irão cobrir áreas, como sinalização, controle centralizado, material, aparelhos de mudança da via AMC, portas de plataforma, redes de fibra óptica, alimentação elétrica e mais.
Além disso, o contrato possuí prazo de vigência de 29 meses, mas com praze de execução de 24 meses após a emissão da primeira Ordem de Serviço.
Cobertura de plataformas
Por fim, já em outubro de 2024, o relatório de empreendimentos mostrou avanços significativos no novo projeto, que tem previsão de término em 2025, durante o governo de Tarcísio de Freitas.
Por exemplo, a linha 17-Ouro já recebeu a instalação de guarda-copos, vidros da cobertura e pastilhas em andamento das estações Washington Luís, Aeroporto de Congonhas e Brooklin Paulista.
Além disso, outras estações também tiveram avanços.
Veja:
- Estação Vereador José Diniz e Campo Belo: Instalação de cubículos em salas técnicas;
- Estações Vila Cordeiro e Chucri Zaidan: Conclusão da instalação da cobertura da plataforma.
Tarcísio de Freitas
No entanto, a Linha 17-Ouro não será a única novidade para quem frequenta o transporte público em São Paulo.
Isso porque, o Governo de São Paulo, atualmente comandado por Tarcísio de Freitas, iniciou o programa SP nos Trilhos.
O projeto prevê a expansão do transporte de passageiros por linha férrea no estado com trens intercidades (TICs), trens metropolitanos, metrô e VLT (Veículos Leves sobre Trilhos).
Por exemplo, o projeto prevê a futura linha 16-Violeta, que vai conectar os principais parques de São Paulo nas zonas leste e oeste da cidade.
Considerações finais
Em resumo, desde outubro de 2024, o governo de São Paulo retomou as obras da estação da linha 17-Ouro, que ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi.
Veja mais informações sobre o metrô de São Paulo clicando aqui.
Como está o funcionamento do metrô de São Paulo hoje?
De fato, o metrô de São Paulo é fundamental na vida de milhares de cidadãos para se locomoverem pela cidade.
Desse modo, é comum perguntar qual é a situação das linhas. Poucos sabem, mas o metrô divulga como está a situação de cada linha.
De acordo com o portal oficial da empresa, até o momento desta publicação, todas as linhas estão operando normalmente.