Moradores da Cidade do Rio de Janeiro já podem comemorar nova estação do metrô que acaba de ser confirmada
O governo do Rio de Janeiro e a concessionária Metrô Rio assinaram nesta quinta-feira, 23, um memorando de intenções para a conclusão das obras da estação Gávea, da Linha 4 do metrô carioca, que estão paralisadas há 8 anos.
O acordo prevê que a concessionária será responsável pela finalização da obra, que deve ter um custo aproximado de R$ 600 milhões. A proposta prevê que a MetrôRio assine um contrato com o consórcio (OEC e Carioca) que iniciaram as intervenções em 2015, com a anuência do Estado. Como compensação, terá seu contrato de concessão expandido em mais dez anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É um avanço concreto e significativo para um dos maiores desafios da mobilidade urbana da Cidade do Rio. A retomada das obras da estação Gávea, paralisada há oito anos, vai destravar o desenvolvimento do sistema metroviário do nosso estado. Estamos trabalhando fortemente para construir soluções que ofereçam à população um o sistema de transporte digno e eficaz”. Afirmou o governador Cláudio Castro, por fim.
A proposta, no entanto, ainda depende do aval do Ministério Público do Rio de Janeiro pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e pode ser ajustada até que se chegue a um acordo definitivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, quando autorizada, a obra deve durar 36 meses. Além disso, se o acordo for aprovado pelos órgãos de controle nas próximas semanas, os trabalhos serão retomados ainda este ano, terminando em meados de 2026.
Por que a obra nunca foi concluída?
A principio, a linha 4 do Metrô do Rio Janeiro foi inaugurada em 2016 para os Jogos Olímpicos. Ligando a estação General Osório, em Ipanema, a estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. A estação Gávea deveria ter sido entregue junto com a Linha 4. Contudo, problemas financeiros e de má gestão fizeram com que a obra fosse paralisada. No entanto hoje, o buraco feito para a estação encontra-se inundado, com o tatuzão ainda no subterrâneo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE