Nova estação de metrô do Rio de Janeiro está bem perto de virar realidade e promete salvar milhões
Ainda em novembro de 2023, o Governo do Estado do Rio de Janeiro confirmou por meio de um protocolo a possibilidade de concluir as obras de uma nova estação de metrô no coração da cidade maravilhosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal O DIA, o protocolo foi assinado no dia 23 de novembro de 2023, aonde deixou explícito a vontade de retomar as obras da estação Gávea do metrô.
De acordo com a proposta montada pelo governo, a concessionária Metrô Rio arcaria com o valor necessário para a conclusão do terminal que está parada desde 2015.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em troca, o governo faria uma extensão de 10 anos no contrato de concessão da empresa pela operação das três linhas do metrô no Rio.
A empresa Rio-Barra, responsável por efetuar as obras da Linha 4, que liga a Zona Sul a Barra da Tijuca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investimento de milhões
A previsão é que as obras custem uma média de R$ 600 milhões para a concessionária.
O valor também está descrito no protocolo de intenções assinado pelo governo, onde também estão citadas as demais partes envolvidas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma contrapartida exigida pelo governo é que o valor da tarifa da Linha 4 seja igualada ao que é cobrado nas Linhas 1 e 2.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme dito pelo Governador Claudio Castro essa retomada nas obras representam um avanço concreto e significativo para um dos maiores desafios da mobilidade urbana da Cidade do Rio.
Isso porque a retomada das obras da estação Gávea, paralisada há praticamente 10 anos, vai destravar o desenvolvimento do sistema metroviário do estado do Rio.
Qual a atual situação da retomada nas obras da estação Gávea?
No dia 14 de maio de 2024, o Tribunal de Contas do Estado recebeu do Governo do Estado a proposta pra essa retomada.
De acordo com o G1, o projeto sofreu algumas alterações: a ligação direta com o Leblon, por exemplo, deve ficar para outra etapa.
Segundo apurado pelo jornalístico da Globo, RJ2, para baratear os custos da obra parada nesse primeiro momento, apenas um túnel dos que estavam previstos será concluído: da Gávea a São Conrado.
O outro túnel , que ligaria Gávea ao Leblon encareceria muito a obra e tornaria inviável a retomada da Linha 4, conforme cravado pelo Governo.
Para ir até a estação Gávea, então o passageiro teria que obrigatoriamente fazer uma baldeação em São Conrado.
Agora, o TCE vai analisar o termo de ajustamento de conduta, porém sem prazo para o retorno.
Porém, segundo o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, as obras devem ser retomadas ainda entre maio e junho.
A inauguração da nova estação deve ocorrer em junho de 2026.
Atualmente a estação da Gávea está inundada e essa situação permanece assim há seis anos.
Essa foi a solução encontrada para evitar o desmoronamento de dois túneis que tinham sido abertos. Ainda de acordo com o G1, a quantidade de água é suficiente para encher 14 piscinas olímpicas.
As obras da estação estão paradas desde 2015 por suspeita de superfaturamento.
Segundo os últimos dados do Tribunal de Contas do estado do Rio (TCE-RJ), de 2021, o prejuízo já superou R$ 3,7 bilhões*
(Para saber sobre o abandono de algumas estações de metrô do Rio, clique aqui*)