Pacotão com mudanças

Nova idade mínima e maior vitória da década cravada por Lula: Pacotão com 4 mudanças do INSS entra em vigor

12/02/2024 às 15h56

Por: Rafael Silva
Logo do INSS e Lula - Foto Reprodução Internet
Logo do INSS e Lula - Foto Reprodução Internet

Tente não se impactar ao saber detalhes sobre as grandes mudanças cravadas no INSS

O ano de 2024 sem dúvidas já iniciou cheio de grandes novidades, principalmente no que diz respeito ao Governo Lula e as notícias do INSS.

Dito isso, com direito a nada mais, nada menos que nova idade mínima e uma grande novidade confirmada pelo presidente, vocês saberão agora tudo sobre um verdadeiro pacotão com 4 mudanças que entra em vigor na autarquia.

As informações são do portal Previdencialistas. De acordo com o que foi divulgado pela fonte, no que diz respeito a aposentadoria por idade, para os homens, é preciso ter 65 anos de idade. Já no que diz respeito as mulheres, 62 anos de idade, e para ambos, ter contribuído para o INSS por pelo menos 15 anos.

Mas, é importante salientar que para os trabalhadores rurais, a idade mínima é reduzida em 5 anos para homens e 7 anos para mulheres. Para quem não sabe, o benefício sofreu importantes mudanças com a reforma da previdência introduzida pela emenda constitucional 103/2019.

Segundo informações do G1, o portal de notícias da Globo, o tempo mínimo de contribuição passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.

Agora, simplesmente no que diz respeito a maior vitória da década, de acordo com informações da Folha de São Paulo, o INSS já reduziu o tempo médico na concessão de benefícios.

Assim, de acordo com as informações que foram divulgadas, de acordo com o primeiro balanço do ano do Portal da Transparência Previdenciária de 2024, o Tempo Médio de Concessão (TMC) líquido dos benefícios previdenciários caiu para 46 dias em janeiro.

Como fazer o pedido de concessão do benefício?

Portanto, as informações dão conta ainda de que também houve uma queda na fila dos pedidos do INSS, passando de 1,6 milhões para 1,5 milhões. Sem dúvidas, a notícia cai como a maior vitória da década.

Para quem não sabe, os canais para dar entrada nos pedidos de concessão são o site Meu INSS, por meio de ligação para a Central 135 e as Agências da Previdência Social (APS).

Por fim, salientamos ainda que a maioria dos segurados tem optado mais por usar o site do Meu INSS para os pedidos de benefício. Lá, a solicitação é feita totalmente online.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

idade mínima
INSS

Autor(a):

Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.