Tente não se impactar ao saber detalhes sobre as grandes mudanças cravadas no INSS
O ano de 2024 sem dúvidas já iniciou cheio de grandes novidades, principalmente no que diz respeito ao Governo Lula e as notícias do INSS.
Dito isso, com direito a nada mais, nada menos que nova idade mínima e uma grande novidade confirmada pelo presidente, vocês saberão agora tudo sobre um verdadeiro pacotão com 4 mudanças que entra em vigor na autarquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do portal Previdencialistas. De acordo com o que foi divulgado pela fonte, no que diz respeito a aposentadoria por idade, para os homens, é preciso ter 65 anos de idade. Já no que diz respeito as mulheres, 62 anos de idade, e para ambos, ter contribuído para o INSS por pelo menos 15 anos.
Mas, é importante salientar que para os trabalhadores rurais, a idade mínima é reduzida em 5 anos para homens e 7 anos para mulheres. Para quem não sabe, o benefício sofreu importantes mudanças com a reforma da previdência introduzida pela emenda constitucional 103/2019.
Segundo informações do G1, o portal de notícias da Globo, o tempo mínimo de contribuição passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, simplesmente no que diz respeito a maior vitória da década, de acordo com informações da Folha de São Paulo, o INSS já reduziu o tempo médico na concessão de benefícios.
Assim, de acordo com as informações que foram divulgadas, de acordo com o primeiro balanço do ano do Portal da Transparência Previdenciária de 2024, o Tempo Médio de Concessão (TMC) líquido dos benefícios previdenciários caiu para 46 dias em janeiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Salário de 2025 antecipado: Nova lei do INSS garante PIX de R$150 aos aposentados em 3 passos
● Fim dos R$ 1.412: Benefício do INSS chega em janeiro de 2025 com reajuste acima do esperado aos 65+
● Prepare-se: Fechamento GERAL do INSS é confirmado ainda em 2024 e milhões de segurados precisam correr
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como fazer o pedido de concessão do benefício?
Portanto, as informações dão conta ainda de que também houve uma queda na fila dos pedidos do INSS, passando de 1,6 milhões para 1,5 milhões. Sem dúvidas, a notícia cai como a maior vitória da década.
Para quem não sabe, os canais para dar entrada nos pedidos de concessão são o site Meu INSS, por meio de ligação para a Central 135 e as Agências da Previdência Social (APS).
Por fim, salientamos ainda que a maioria dos segurados tem optado mais por usar o site do Meu INSS para os pedidos de benefício. Lá, a solicitação é feita totalmente online.