4 grandes mudanças em vigor no Instituto Nacional do Seguro Social
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos do Governo Federal, ele é responsável pelo pagamento dos auxílios previdenciários, além de benefícios assistenciais. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre ótimas notícias com mudanças que chegaram para a autarquia junto ao novo governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje vamos falar sobre novidades incríveis que chegaram à Previdência Social, com direito a nova idade mínima para se aposentar, além de uma grande notícia confirmada pelo Presidente Lula. Confira nesta matéria tudo sobre um verdadeiro pacotão com 4 mudanças em vigor no INSS.
Segundo as informações do portal ‘Previdencialistas’, no que diz respeito a aposentadoria por idade, para os homens, é necessário ter 65 anos. Já para as mulheres, o necessário são 62 anos, e para ambos, ter contribuído para o INSS por pelo menos 15 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que para os trabalhadores rurais, a idade mínima é reduzida em 5 anos para homens e 7 anos para mulheres. Para quem não sabe, o benefício sofreu importantes mudanças com a reforma da previdência introduzida pela emenda constitucional 103/2019. Já segundo o ‘G1’, o tempo mínimo de contribuição passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
Grande vitória de Lula para o INSS
Uma grande vitória cravada pelo Lula foi que o INSS já reduziu o tempo médico na concessão de benefícios. Segundo informações do portal ‘Folha de S. Paulo’, conforme o primeiro balanço do ano do Portal da Transparência Previdenciária de 2024, o Tempo Médio de Concessão (TMC) líquido dos benefícios previdenciários caiu para 46 dias em janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, houve uma queda na fila dos pedidos do INSS, passando de 1,6 milhões para 1,5 milhões. Sem dúvidas, a notícia cai como uma grande vitória. Para quem não sabe, os canais para dar entrada nos pedidos de concessão são o site ou aplicativo ‘Meu INSS’, por meio de ligação para a Central 135 e as Agências da Previdência Social (APS).
Quando sai o 13° do INSS?
Outra notícia que pegou muitos aposentados e pensionistas de surpresa foi o anúncio de pagamento do INSS. Estava então previsto para ser pago apenas no segundo semestre, mas, conforme informações do site do governo federal, as datas de pagamentos foram antecipadas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Está previsto para a primeira parcela ser paga na folha de abril e a segunda na folha de maio. Então, se você é beneficiário do INSS, já nesse próximo mês de abril, seu salário virá com a primeira parcela do 13° salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE